COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654 |
Resumo: | Neste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental. |
id |
UFRGS-7_7c6e7a761b52e3c8100cbe4cb9d5e83d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9654 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambientalCooperaçãoTransformação na convivênciaProjetos de AprendizagemEducação AmbientalNeste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/965410.22456/1982-1654.9654Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7261https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7262Vaniel, Berenice VahlLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9654Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
title |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
spellingShingle |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental Vaniel, Berenice Vahl Cooperação Transformação na convivência Projetos de Aprendizagem Educação Ambiental |
title_short |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
title_full |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
title_fullStr |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
title_full_unstemmed |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
title_sort |
COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental |
author |
Vaniel, Berenice Vahl |
author_facet |
Vaniel, Berenice Vahl Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaniel, Berenice Vahl Laurino, Débora Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Transformação na convivência Projetos de Aprendizagem Educação Ambiental |
topic |
Cooperação Transformação na convivência Projetos de Aprendizagem Educação Ambiental |
description |
Neste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654 10.22456/1982-1654.9654 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.9654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7261 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182156304384 |