COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaniel, Berenice Vahl
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654
Resumo: Neste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental.
id UFRGS-7_7c6e7a761b52e3c8100cbe4cb9d5e83d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9654
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambientalCooperaçãoTransformação na convivênciaProjetos de AprendizagemEducação AmbientalNeste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/965410.22456/1982-1654.9654Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7261https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7262Vaniel, Berenice VahlLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9654Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
title COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
spellingShingle COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
Vaniel, Berenice Vahl
Cooperação
Transformação na convivência
Projetos de Aprendizagem
Educação Ambiental
title_short COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
title_full COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
title_fullStr COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
title_full_unstemmed COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
title_sort COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental
author Vaniel, Berenice Vahl
author_facet Vaniel, Berenice Vahl
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaniel, Berenice Vahl
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Transformação na convivência
Projetos de Aprendizagem
Educação Ambiental
topic Cooperação
Transformação na convivência
Projetos de Aprendizagem
Educação Ambiental
description Neste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654
10.22456/1982-1654.9654
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.9654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7261
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654/7262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and Technologies
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182156304384