Uma pragmática dos fedores: vertigens ciborgues entre o ralo e o Lixão de Gramacho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12446 |
Resumo: | Tomando uma transversal entre os filmes O cheiro do ralo e Estamira problematizamos os modos de subjetivação nas cidades contemporâneas, buscando escapes às estratégias hegemônicas de controle, a partir da ativação do que denominamos subjetividade-ciborgue em sua potência estética de criação de mundos. A partir da proposição que na sociedade de controle somos todos híbridos, ciborgues pós-humanos, cabe indagar se desejamos, como Lourenço, protagonista do filme de Heitor Dahlia, vivermos/morrermos entorpecidos pelo cheiro do ralo, fedor que emana das tripas do capitalismo, ou se, inspirando-nos em Estamira, construiremos do, no e com o Lixo modos de existência capazes de afirmar a vida. |
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Uma pragmática dos fedores: vertigens ciborgues entre o ralo e o Lixão de Gramachosubjetividade – ciborgue – sociedade de controleTomando uma transversal entre os filmes O cheiro do ralo e Estamira problematizamos os modos de subjetivação nas cidades contemporâneas, buscando escapes às estratégias hegemônicas de controle, a partir da ativação do que denominamos subjetividade-ciborgue em sua potência estética de criação de mundos. A partir da proposição que na sociedade de controle somos todos híbridos, ciborgues pós-humanos, cabe indagar se desejamos, como Lourenço, protagonista do filme de Heitor Dahlia, vivermos/morrermos entorpecidos pelo cheiro do ralo, fedor que emana das tripas do capitalismo, ou se, inspirando-nos em Estamira, construiremos do, no e com o Lixo modos de existência capazes de afirmar a vida.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1244610.22456/1982-1654.12446Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 2 (2010): Deleuze, Machines and CyborgsInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 2 (2010): Deleuze, Máquinas e Cyborgues1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12446/13436Santos, Adriana Rosa Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-27T21:10:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/12446Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-09-27T21:10:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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