ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetto, Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bernardes, Maurício Moreira e Silva, Pires, Roberto Wanner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263
Resumo: BIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica.
id UFRGS-7_966f748475e8dc093c7e0c31c602c663
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/65263
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário AcadêmicoBuilding Information ModellingEnsino de BIMEnsino no BrasilENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário AcadêmicoBIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInclusão do ensino de um novo paradigma de projeto no currículo de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6526310.22456/1982-1654.65263Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263/43621Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBenedetto, HenriqueBernardes, Maurício Moreira e SilvaPires, Roberto Wanner2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/65263Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
title ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
spellingShingle ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
Benedetto, Henrique
Building Information Modelling
Ensino de BIM
Ensino no Brasil
ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
title_short ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
title_full ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
title_fullStr ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
title_full_unstemmed ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
title_sort ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
author Benedetto, Henrique
author_facet Benedetto, Henrique
Bernardes, Maurício Moreira e Silva
Pires, Roberto Wanner
author_role author
author2 Bernardes, Maurício Moreira e Silva
Pires, Roberto Wanner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetto, Henrique
Bernardes, Maurício Moreira e Silva
Pires, Roberto Wanner
dc.subject.por.fl_str_mv Building Information Modelling
Ensino de BIM
Ensino no Brasil
ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
topic Building Information Modelling
Ensino de BIM
Ensino no Brasil
ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
description BIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Inclusão do ensino de um novo paradigma de projeto no currículo de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263
10.22456/1982-1654.65263
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.65263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263/43621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183216414720