ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário Acadêmico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263 |
Resumo: | BIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica. |
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ENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário AcadêmicoBuilding Information ModellingEnsino de BIMEnsino no BrasilENSINO DE BIM NO BRASIL – Análise do Cenário AcadêmicoBIM – Building Information Modelling, ou modelagem das informações da construção, tem recebido atenção do mercado de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação pelo potencial de integração da informação e pelo ganho da produtividade proporcionado. Todavia, a demanda por profissionais qualificados expõe a falta do ensino de BIM nos cursos de graduação. Para esta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico a partir de 2010 com foco no ensino de BIM no Brasil. Vários trabalhos foram analisados sob a classificação de “discussão sobre estratégia” e “aplicação de estratégia” para inclusão do ensino de BIM no currículo. Também, foi abordado o ensino de BIM e a sua relação com o ensino de desenho. Observa-se que muito tem sido estudado e discutido a respeito de estratégias para introdução de BIM no ensino de Arquitetura e Engenharia Civil no Brasil, porém, muito pouco tem sido reportado a respeito da implementação do paradigma na área acadêmica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInclusão do ensino de um novo paradigma de projeto no currículo de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6526310.22456/1982-1654.65263Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65263/43621Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBenedetto, HenriqueBernardes, Maurício Moreira e SilvaPires, Roberto Wanner2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/65263Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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