Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Façanha, Agebson Rocha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Lívio Siqueira, Araújo, Maria da Conceição Carneiro, Carvalho, Windson Viana de, Pequeno, Mauro Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197
Resumo: Com a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil.
id UFRGS-7_9ab3199b93d85ef17772409428c38546
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23197
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch ScreenTecnologia AssistivaDispositivos Móveis touch screenInterface Humano-ComputadorM-LearningAlfabetização Braille13. Desenvolvimento de Tecnologias AssistivasprogramasprodutosCom a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2319710.22456/1982-1654.23197Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197/23698Façanha, Agebson RochaLima, Lívio SiqueiraAraújo, Maria da Conceição CarneiroCarvalho, Windson Viana dePequeno, Mauro Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-01T14:05:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/23197Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-01-01T14:05:08Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
title Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
spellingShingle Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
Façanha, Agebson Rocha
Tecnologia Assistiva
Dispositivos Móveis touch screen
Interface Humano-Computador
M-Learning
Alfabetização Braille
13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas
programas
produtos
title_short Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
title_full Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
title_fullStr Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
title_full_unstemmed Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
title_sort Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
author Façanha, Agebson Rocha
author_facet Façanha, Agebson Rocha
Lima, Lívio Siqueira
Araújo, Maria da Conceição Carneiro
Carvalho, Windson Viana de
Pequeno, Mauro Cavalcante
author_role author
author2 Lima, Lívio Siqueira
Araújo, Maria da Conceição Carneiro
Carvalho, Windson Viana de
Pequeno, Mauro Cavalcante
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Façanha, Agebson Rocha
Lima, Lívio Siqueira
Araújo, Maria da Conceição Carneiro
Carvalho, Windson Viana de
Pequeno, Mauro Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Dispositivos Móveis touch screen
Interface Humano-Computador
M-Learning
Alfabetização Braille
13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas
programas
produtos
topic Tecnologia Assistiva
Dispositivos Móveis touch screen
Interface Humano-Computador
M-Learning
Alfabetização Braille
13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas
programas
produtos
description Com a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197
10.22456/1982-1654.23197
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.23197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197/23698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology
Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182640746496