Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.23197 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197 |
Resumo: | Com a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil. |
id |
UFRGS-7_9ab3199b93d85ef17772409428c38546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23197 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
spelling |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch ScreenTecnologia AssistivaDispositivos Móveis touch screenInterface Humano-ComputadorM-LearningAlfabetização Braille13. Desenvolvimento de Tecnologias AssistivasprogramasprodutosCom a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2319710.22456/1982-1654.23197Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive TechnologyInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197/23698Façanha, Agebson RochaLima, Lívio SiqueiraAraújo, Maria da Conceição CarneiroCarvalho, Windson Viana dePequeno, Mauro Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-01T14:05:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/23197Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-01-01T14:05:08Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
title |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
spellingShingle |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen Façanha, Agebson Rocha Tecnologia Assistiva Dispositivos Móveis touch screen Interface Humano-Computador M-Learning Alfabetização Braille 13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas programas produtos Façanha, Agebson Rocha Tecnologia Assistiva Dispositivos Móveis touch screen Interface Humano-Computador M-Learning Alfabetização Braille 13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas programas produtos |
title_short |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
title_full |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
title_fullStr |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
title_full_unstemmed |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
title_sort |
Auxiliando o Processo de Ensino-Aprendizagem do Braille Através de Dispositivos Touch Screen |
author |
Façanha, Agebson Rocha |
author_facet |
Façanha, Agebson Rocha Façanha, Agebson Rocha Lima, Lívio Siqueira Araújo, Maria da Conceição Carneiro Carvalho, Windson Viana de Pequeno, Mauro Cavalcante Lima, Lívio Siqueira Araújo, Maria da Conceição Carneiro Carvalho, Windson Viana de Pequeno, Mauro Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Lívio Siqueira Araújo, Maria da Conceição Carneiro Carvalho, Windson Viana de Pequeno, Mauro Cavalcante |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Façanha, Agebson Rocha Lima, Lívio Siqueira Araújo, Maria da Conceição Carneiro Carvalho, Windson Viana de Pequeno, Mauro Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Dispositivos Móveis touch screen Interface Humano-Computador M-Learning Alfabetização Braille 13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas programas produtos |
topic |
Tecnologia Assistiva Dispositivos Móveis touch screen Interface Humano-Computador M-Learning Alfabetização Braille 13. Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas programas produtos |
description |
Com a crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no contexto da sala de aula e, principalmente, no atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência visual, percebe-se que para o ensino do Braille ainda são utilizados recursos bem tradicionais, como a reglete. Neste artigo é apresentada uma proposta de inovação, o aplicativo LêBraille, que simula os instrumentos utilizados para o aprendizado em Braille, integrando o processo de aquisição do conhecimento e o mundo digital. Esse sistema possui uma utilização semelhante à reglete, porém o papel utilizado na escrita Braille será substituído por uma tela sensível ao toque, os pontos da célula Braille serão elementos desta tela e a punção corresponderá à pressão exercida pelo dedo do utilizador na tela do dispositivo portátil. Ao capturar as informações puncionadas, ocorrerão manipulações no sistema para reprodução de um retorno perceptível ao usuário, seja por meio de uma saída sonora e/ou tátil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197 10.22456/1982-1654.23197 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.23197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23197/23698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 2 (2012): Disability, Education and Assistive Technology Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 2 (2012): Deficiência, Educação e Tecnologias Assistivas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1822182845276225536 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/1982-1654.23197 |