Somos Imagem: O Mundo é Imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7579 |
Resumo: | O presente artigo trata de problematizar o conceito de imagem a luz, principalmente, de Henry Bergson e Gilles Deleuze. O objetivo é localizar a imagem em sua complexidade, discutindo-a relacionada aos conceitos de afecção e duração. Teremos, pois o corpo como imagem de referencia e mediação das imagens do mundo. Assim, torna-se possível inscrevê-la para além da representação e do duplo como, tradicionalmente, vem sendo compreendida. Nesta escrita a imagem não é fixa: é matéria em movimento e convocação para o pensamento desviar-se de noções de unidade e origem. |
id |
UFRGS-7_9b40fb4476a15f35183c28c7a5c9a26c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/7579 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Somos Imagem: O Mundo é ImagemImagemAfecçãoDuração.O presente artigo trata de problematizar o conceito de imagem a luz, principalmente, de Henry Bergson e Gilles Deleuze. O objetivo é localizar a imagem em sua complexidade, discutindo-a relacionada aos conceitos de afecção e duração. Teremos, pois o corpo como imagem de referencia e mediação das imagens do mundo. Assim, torna-se possível inscrevê-la para além da representação e do duplo como, tradicionalmente, vem sendo compreendida. Nesta escrita a imagem não é fixa: é matéria em movimento e convocação para o pensamento desviar-se de noções de unidade e origem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionensaio filosóficoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/757910.22456/1982-1654.7579Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7579/6809Kirst, Patrícia KirstFonseca, Tânia Mara Galliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:37:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/7579Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:37:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
title |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
spellingShingle |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem Kirst, Patrícia Kirst Imagem Afecção Duração. |
title_short |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
title_full |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
title_fullStr |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
title_full_unstemmed |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
title_sort |
Somos Imagem: O Mundo é Imagem |
author |
Kirst, Patrícia Kirst |
author_facet |
Kirst, Patrícia Kirst Fonseca, Tânia Mara Galli |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Tânia Mara Galli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirst, Patrícia Kirst Fonseca, Tânia Mara Galli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Afecção Duração. |
topic |
Imagem Afecção Duração. |
description |
O presente artigo trata de problematizar o conceito de imagem a luz, principalmente, de Henry Bergson e Gilles Deleuze. O objetivo é localizar a imagem em sua complexidade, discutindo-a relacionada aos conceitos de afecção e duração. Teremos, pois o corpo como imagem de referencia e mediação das imagens do mundo. Assim, torna-se possível inscrevê-la para além da representação e do duplo como, tradicionalmente, vem sendo compreendida. Nesta escrita a imagem não é fixa: é matéria em movimento e convocação para o pensamento desviar-se de noções de unidade e origem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ensaio filosófico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7579 10.22456/1982-1654.7579 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7579 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.7579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7579/6809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181642502144 |