TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082 |
Resumo: | O CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento. O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências. No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem. |
id |
UFRGS-7_a9b7bdcaee6234a1f0233adc82e8758f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/24082 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMO CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento. O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências. No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2408210.22456/1982-1654.24082Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082/13992Lima, José Valdeni deOliveira, José Palazzo M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/24082Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
title |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lima, José Valdeni de |
title_short |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM |
author |
Lima, José Valdeni de |
author_facet |
Lima, José Valdeni de Oliveira, José Palazzo M. de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, José Palazzo M. de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Valdeni de Oliveira, José Palazzo M. de |
description |
O CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento. O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências. No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082 10.22456/1982-1654.24082 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.24082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082/13992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182669058048 |