TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Valdeni de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, José Palazzo M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082
Resumo: O CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento. O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências. No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem.
id UFRGS-7_a9b7bdcaee6234a1f0233adc82e8758f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/24082
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMO CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento. O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências. No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2408210.22456/1982-1654.24082Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082/13992Lima, José Valdeni deOliveira, José Palazzo M. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/24082Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
title TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Lima, José Valdeni de
title_short TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
title_full TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
title_sort TELEMÁTICA ATRAVÉS DA TV DIGITAL INTERATIVA (TVDI), ENSINO A DISTÂNCIA E USABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
author Lima, José Valdeni de
author_facet Lima, José Valdeni de
Oliveira, José Palazzo M. de
author_role author
author2 Oliveira, José Palazzo M. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Valdeni de
Oliveira, José Palazzo M. de
description O CITA 2011 é um fórum de discussão onde pesquisadores, acadêmicos, profissionais e pessoas podem trocar conhecimentos e experiências no uso de tecnologias para a comunicação a distância de serviços informáticos nas mais diversas áreas (TV Digital, Ensino a Distância, Serviços de Saúde, Rede de Telecomunicações, Teleconferências, entre outras). Como resultado da integração das tecnologias da informação e das comunicações, a telemática constitui um dos pilares fundamentais da designada “sociedade do conhecimento”. Para além da simples reunião e transporte de informação, é exigido um tratamento inteligente de apoio à decisão e para se obter serviços agregados de alto valor para o negócio. A engenharia telemática tem promovido e suportado a criação de produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento das infraestruturas e das atividades econômicas, nomeadamente no ensino, na proteção do meio ambiente, na saúde, na segurança social, nos transportes, bancos, ou na cultura e entretenimento. O Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA) foi realizado em cinco edições anteriores, em Gijón/Xixón (Espanha 2009), Monterrey (México 2006), Montevideo (Uruguai 2003), Mérida (Venezuela 2002) e Cartagena (Colômbia 2001). O seu objetivo tem sido promover um fórum de discussão onde investigadores, acadêmicos, profissionais e, em geral, todas as pessoas interessadas na área da telemática podem trocar conhecimentos e experiências. No ano de 2011 o CITA realizou-se no Brasil, em Gramado no Rio Grande do Sul, sendo organizado pelo Instituto de Informática (INF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CITA incluiu este ano artigos com autores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Noruega e Uruguai. Os 15 melhores artigos apresentados no CITA 2011 foram selecionados para serem estendidos e submetidos à Revista Informática na Educação: teoria & prática. Os referidos trabalhos submetidos que comprovaram pelo menos 30% do conteúdo inédito foram publicadas em duas edições da referida revista. Nesta edição especial os trabalhos foram organizados nos seguintes temas: (i) Telemática através da TV Digital Interativa, (ii) Ensino a Distância e (iii) Usabilidade de Objetos de Aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082
10.22456/1982-1654.24082
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.24082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24082/13992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects
Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182669058048