Simondon, o meio de um pensamento processual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/31134 |
Resumo: | O número Simondon, o meio de um pensamento processual, da revista Informática na Educação: teoria & prática traz, em uma abordagem transdisciplinar, as contribuições do pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon, cuja obra permanece pouco difundida no Brasil. Mais conhecido como filósofo da técnica e da individuação, pelas obras Du mode d’existence des objets techniques, L’individu e sa genèse physico-biologique e L’individuation psychique et collective, e outras publicações mais recentes que vem ampliando estas contribuições para diversos campos do saber na contemporaneidade. Alguns princípios e formulações marcam o pensamento processual de Simondon: o privilégio concedido ao devir, ao tempo e à relação. O conceito de relação ocupa aí um lugar de gênese e de transformação, de plano constitutivo situado aquém e além dos termos, dos sujeitos e objetos, fazendo coincidir a atividade relacional com o próprio processo de individuação. Processo que se apresenta como a principal base para a sua análise sobre os objetos técnicos, sobre as relações entre o humano e a técnica, ou antes, entre o humano e a matéria, relações não mais de dominação, mas de composição entre duas formas. |
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Simondon, o meio de um pensamento processualO número Simondon, o meio de um pensamento processual, da revista Informática na Educação: teoria & prática traz, em uma abordagem transdisciplinar, as contribuições do pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon, cuja obra permanece pouco difundida no Brasil. Mais conhecido como filósofo da técnica e da individuação, pelas obras Du mode d’existence des objets techniques, L’individu e sa genèse physico-biologique e L’individuation psychique et collective, e outras publicações mais recentes que vem ampliando estas contribuições para diversos campos do saber na contemporaneidade. Alguns princípios e formulações marcam o pensamento processual de Simondon: o privilégio concedido ao devir, ao tempo e à relação. O conceito de relação ocupa aí um lugar de gênese e de transformação, de plano constitutivo situado aquém e além dos termos, dos sujeitos e objetos, fazendo coincidir a atividade relacional com o próprio processo de individuação. Processo que se apresenta como a principal base para a sua análise sobre os objetos técnicos, sobre as relações entre o humano e a técnica, ou antes, entre o humano e a matéria, relações não mais de dominação, mas de composição entre duas formas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3113410.22456/1982-1654.31134Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical CultureInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/31134/19327Oliveira, Andréia Machadoda Escóssia, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-06T00:43:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/31134Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-08-06T00:43:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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