Os princípios da lógica da narrativa transmídia no planejamento de aulas EaD
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76147 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é verificar em que medida o conceito de transmídia pode contribuir para a organização de materiais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O AVA é aqui considerado um gênero digital e parte-se do pressuposto de que a lógica da narrativa transmídia possa ser a ele associado a fim de tornar aulas a distância mais atrativas e próximas da realidade do aluno. A metodologia da pesquisa segue as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica sobre a) Cibercultura, tomando como fundamentação teórica os autores Lévy (1999) e Santaella (2004); b) Narrativa Transmídia, tendo Jenkins (2009) como autor-base; c) Gênero Digital, fundamentando-se em Marcuschi e Xavier (2004), Marcuschi (2008) e Marcuschi (2005); b) observação estruturada não participante para criação de uma lógica de criação de materiais a partir da lógica da narrativa transmídia, fundados em Jenkins (2009b), e os princípios mais gerais de elaboração de materiais para ambientes digitais de Lopes e Alves (2011), bem como as recomendações de Laurel (2001). |
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Os princípios da lógica da narrativa transmídia no planejamento de aulas EaDAmbiente Virtual de AprendizagemEducação a distânciaGênero DigitalNarrativa TransmídiaNarrativa transmídiaO objetivo do presente trabalho é verificar em que medida o conceito de transmídia pode contribuir para a organização de materiais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O AVA é aqui considerado um gênero digital e parte-se do pressuposto de que a lógica da narrativa transmídia possa ser a ele associado a fim de tornar aulas a distância mais atrativas e próximas da realidade do aluno. A metodologia da pesquisa segue as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica sobre a) Cibercultura, tomando como fundamentação teórica os autores Lévy (1999) e Santaella (2004); b) Narrativa Transmídia, tendo Jenkins (2009) como autor-base; c) Gênero Digital, fundamentando-se em Marcuschi e Xavier (2004), Marcuschi (2008) e Marcuschi (2005); b) observação estruturada não participante para criação de uma lógica de criação de materiais a partir da lógica da narrativa transmídia, fundados em Jenkins (2009b), e os princípios mais gerais de elaboração de materiais para ambientes digitais de Lopes e Alves (2011), bem como as recomendações de Laurel (2001).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7614710.22456/1982-1654.76147Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76147/45380Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rosemari LorenzPedruzzi, Claudini Fabrícia MaurerAlves, Isa Mara da Rosa2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/76147Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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