Games: contemporâneo, subjetividade e utopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damian, Davi Severo Menezes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993
Resumo: Em meio a este grande turbilhão tecnológico no qual vivemos hoje, um grande ambiente de propagação de tecnologias da informação e comunicação, presenciamos as práticas sociais e culturais transformarem-se de maneira significativa. Vários estudos têm sido realizados nos últimos anos a respeito da tecnologia e as implicações com o sujeito histórico, mas poucos a respeito de um território no mínimo novo e instigante, os vídeos games. Assim este texto busca compor uma cartografia a respeito dos games como intercessores da Psicologia, desdobrando sentidos e novas formas inventivas de existência, para dessa maneira entendermos essas produções tecnológicas como uma potente ferramenta de vida e criação, em um território múltiplo e paradoxal. Palavras–Chave: Cartografia, Games, Contemporâneo, Utopia.
id UFRGS-7_b88703e0a0da8981495246962a48f5f4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/20993
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Games: contemporâneo, subjetividade e utopiaCartografiaGamesContemporâneoUtopiaPsicologia SocialGamesEm meio a este grande turbilhão tecnológico no qual vivemos hoje, um grande ambiente de propagação de tecnologias da informação e comunicação, presenciamos as práticas sociais e culturais transformarem-se de maneira significativa. Vários estudos têm sido realizados nos últimos anos a respeito da tecnologia e as implicações com o sujeito histórico, mas poucos a respeito de um território no mínimo novo e instigante, os vídeos games. Assim este texto busca compor uma cartografia a respeito dos games como intercessores da Psicologia, desdobrando sentidos e novas formas inventivas de existência, para dessa maneira entendermos essas produções tecnológicas como uma potente ferramenta de vida e criação, em um território múltiplo e paradoxal. Palavras–Chave: Cartografia, Games, Contemporâneo, Utopia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2099310.22456/1982-1654.20993Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993/25948Damian, Davi Severo Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/20993Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
title Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
spellingShingle Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
Damian, Davi Severo Menezes
Cartografia
Games
Contemporâneo
Utopia
Psicologia Social
Games
title_short Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
title_full Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
title_fullStr Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
title_full_unstemmed Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
title_sort Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
author Damian, Davi Severo Menezes
author_facet Damian, Davi Severo Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damian, Davi Severo Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Games
Contemporâneo
Utopia
Psicologia Social
Games
topic Cartografia
Games
Contemporâneo
Utopia
Psicologia Social
Games
description Em meio a este grande turbilhão tecnológico no qual vivemos hoje, um grande ambiente de propagação de tecnologias da informação e comunicação, presenciamos as práticas sociais e culturais transformarem-se de maneira significativa. Vários estudos têm sido realizados nos últimos anos a respeito da tecnologia e as implicações com o sujeito histórico, mas poucos a respeito de um território no mínimo novo e instigante, os vídeos games. Assim este texto busca compor uma cartografia a respeito dos games como intercessores da Psicologia, desdobrando sentidos e novas formas inventivas de existência, para dessa maneira entendermos essas produções tecnológicas como uma potente ferramenta de vida e criação, em um território múltiplo e paradoxal. Palavras–Chave: Cartografia, Games, Contemporâneo, Utopia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993
10.22456/1982-1654.20993
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.20993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993/25948
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182567346176