Games: contemporâneo, subjetividade e utopia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993 |
Resumo: | Em meio a este grande turbilhão tecnológico no qual vivemos hoje, um grande ambiente de propagação de tecnologias da informação e comunicação, presenciamos as práticas sociais e culturais transformarem-se de maneira significativa. Vários estudos têm sido realizados nos últimos anos a respeito da tecnologia e as implicações com o sujeito histórico, mas poucos a respeito de um território no mínimo novo e instigante, os vídeos games. Assim este texto busca compor uma cartografia a respeito dos games como intercessores da Psicologia, desdobrando sentidos e novas formas inventivas de existência, para dessa maneira entendermos essas produções tecnológicas como uma potente ferramenta de vida e criação, em um território múltiplo e paradoxal. Palavras–Chave: Cartografia, Games, Contemporâneo, Utopia. |
id |
UFRGS-7_b88703e0a0da8981495246962a48f5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/20993 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopiaCartografiaGamesContemporâneoUtopiaPsicologia SocialGamesEm meio a este grande turbilhão tecnológico no qual vivemos hoje, um grande ambiente de propagação de tecnologias da informação e comunicação, presenciamos as práticas sociais e culturais transformarem-se de maneira significativa. Vários estudos têm sido realizados nos últimos anos a respeito da tecnologia e as implicações com o sujeito histórico, mas poucos a respeito de um território no mínimo novo e instigante, os vídeos games. Assim este texto busca compor uma cartografia a respeito dos games como intercessores da Psicologia, desdobrando sentidos e novas formas inventivas de existência, para dessa maneira entendermos essas produções tecnológicas como uma potente ferramenta de vida e criação, em um território múltiplo e paradoxal. Palavras–Chave: Cartografia, Games, Contemporâneo, Utopia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2099310.22456/1982-1654.20993Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993/25948Damian, Davi Severo Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/20993Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
title |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
spellingShingle |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia Damian, Davi Severo Menezes Cartografia Games Contemporâneo Utopia Psicologia Social Games |
title_short |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
title_full |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
title_fullStr |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
title_full_unstemmed |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
title_sort |
Games: contemporâneo, subjetividade e utopia |
author |
Damian, Davi Severo Menezes |
author_facet |
Damian, Davi Severo Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damian, Davi Severo Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Games Contemporâneo Utopia Psicologia Social Games |
topic |
Cartografia Games Contemporâneo Utopia Psicologia Social Games |
description |
Em meio a este grande turbilhão tecnológico no qual vivemos hoje, um grande ambiente de propagação de tecnologias da informação e comunicação, presenciamos as práticas sociais e culturais transformarem-se de maneira significativa. Vários estudos têm sido realizados nos últimos anos a respeito da tecnologia e as implicações com o sujeito histórico, mas poucos a respeito de um território no mínimo novo e instigante, os vídeos games. Assim este texto busca compor uma cartografia a respeito dos games como intercessores da Psicologia, desdobrando sentidos e novas formas inventivas de existência, para dessa maneira entendermos essas produções tecnológicas como uma potente ferramenta de vida e criação, em um território múltiplo e paradoxal. Palavras–Chave: Cartografia, Games, Contemporâneo, Utopia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993 10.22456/1982-1654.20993 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.20993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20993/25948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182567346176 |