Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24084 |
Resumo: | O interesse principal desta pesquisa é a investigação, o desenvolvimento e a aplicação de um método que permita identificar e avaliar a ocorrência de comportamentos de risco em condutores com habilitação categoria B, na cidade de Porto Alegre. Esse método está fundamentado em trabalhos que caracterizam o cometimento de erros, lapsos e violações que ensejam o envolvimento em acidentes de trânsito. Tais trabalhos embasam a elaboração e a discussão deste estudo e também a teoria da Homeostase do Risco, as funções psicológicas, cognitivas e os aspectos legais envolvidos no ato de dirigir, assim como o desenvolvimento de jogos e simuladores de condução. Os instrumentos utilizados constituem-se de um jogo digital de situações de trânsito e de um questionário digital sobre o comportamento de condutores, ambos desenvolvidos com base no Driver Behavior Questionnaire (DBQ) e em dados estatísticos sobre as infrações mais cometidas. Os comportamentos de risco que apresentaram maior incidência, com a aplicação do método, correspondem aos dados estatísticos sobre as principais infrações cometidas por condutores. A correlação entre os dados obtidos com o Questionário e o Jogo demonstrou, na amostra estudada, não haver associação significativa entre os dois instrumentos na maioria das situações abordadas. Isso denota não haver relação direta entre os instru-mentos, vistos aqui como independentes, mas complementares. Dessa forma, à luz do método proposto, podem-se tornar maiores as possibilidades de análise sobre o comportamento de risco no trânsito, bem como com a continuidade de pesquisas na área. A identificação de forma precoce de fatores preditores de comportamentos de risco tem sua relevância por corroborar para a efetividade das intervenções preventivas. |
id |
UFRGS-7_b95f9c5647a2759bdd571527dd7d018f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/24084 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutoresComportamento de risco em condutores. Jogo de trânsito. Método de avaliação.O interesse principal desta pesquisa é a investigação, o desenvolvimento e a aplicação de um método que permita identificar e avaliar a ocorrência de comportamentos de risco em condutores com habilitação categoria B, na cidade de Porto Alegre. Esse método está fundamentado em trabalhos que caracterizam o cometimento de erros, lapsos e violações que ensejam o envolvimento em acidentes de trânsito. Tais trabalhos embasam a elaboração e a discussão deste estudo e também a teoria da Homeostase do Risco, as funções psicológicas, cognitivas e os aspectos legais envolvidos no ato de dirigir, assim como o desenvolvimento de jogos e simuladores de condução. Os instrumentos utilizados constituem-se de um jogo digital de situações de trânsito e de um questionário digital sobre o comportamento de condutores, ambos desenvolvidos com base no Driver Behavior Questionnaire (DBQ) e em dados estatísticos sobre as infrações mais cometidas. Os comportamentos de risco que apresentaram maior incidência, com a aplicação do método, correspondem aos dados estatísticos sobre as principais infrações cometidas por condutores. A correlação entre os dados obtidos com o Questionário e o Jogo demonstrou, na amostra estudada, não haver associação significativa entre os dois instrumentos na maioria das situações abordadas. Isso denota não haver relação direta entre os instru-mentos, vistos aqui como independentes, mas complementares. Dessa forma, à luz do método proposto, podem-se tornar maiores as possibilidades de análise sobre o comportamento de risco no trânsito, bem como com a continuidade de pesquisas na área. A identificação de forma precoce de fatores preditores de comportamentos de risco tem sua relevância por corroborar para a efetividade das intervenções preventivas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de Teseapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2408410.22456/1982-1654.24084Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning ObjectsInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24084/13993Balbinot, Amanda Bifanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T14:50:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/24084Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-11-01T14:50:15Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
title |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
spellingShingle |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores Balbinot, Amanda Bifano Comportamento de risco em condutores. Jogo de trânsito. Método de avaliação. |
title_short |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
title_full |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
title_fullStr |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
title_sort |
Desenvolvimento e aplicação de um método de avaliação do comportamento de risco em condutores |
author |
Balbinot, Amanda Bifano |
author_facet |
Balbinot, Amanda Bifano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbinot, Amanda Bifano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento de risco em condutores. Jogo de trânsito. Método de avaliação. |
topic |
Comportamento de risco em condutores. Jogo de trânsito. Método de avaliação. |
description |
O interesse principal desta pesquisa é a investigação, o desenvolvimento e a aplicação de um método que permita identificar e avaliar a ocorrência de comportamentos de risco em condutores com habilitação categoria B, na cidade de Porto Alegre. Esse método está fundamentado em trabalhos que caracterizam o cometimento de erros, lapsos e violações que ensejam o envolvimento em acidentes de trânsito. Tais trabalhos embasam a elaboração e a discussão deste estudo e também a teoria da Homeostase do Risco, as funções psicológicas, cognitivas e os aspectos legais envolvidos no ato de dirigir, assim como o desenvolvimento de jogos e simuladores de condução. Os instrumentos utilizados constituem-se de um jogo digital de situações de trânsito e de um questionário digital sobre o comportamento de condutores, ambos desenvolvidos com base no Driver Behavior Questionnaire (DBQ) e em dados estatísticos sobre as infrações mais cometidas. Os comportamentos de risco que apresentaram maior incidência, com a aplicação do método, correspondem aos dados estatísticos sobre as principais infrações cometidas por condutores. A correlação entre os dados obtidos com o Questionário e o Jogo demonstrou, na amostra estudada, não haver associação significativa entre os dois instrumentos na maioria das situações abordadas. Isso denota não haver relação direta entre os instru-mentos, vistos aqui como independentes, mas complementares. Dessa forma, à luz do método proposto, podem-se tornar maiores as possibilidades de análise sobre o comportamento de risco no trânsito, bem como com a continuidade de pesquisas na área. A identificação de forma precoce de fatores preditores de comportamentos de risco tem sua relevância por corroborar para a efetividade das intervenções preventivas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo de Tese |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24084 10.22456/1982-1654.24084 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24084 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.24084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/24084/13993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 1 (2011): Telematics Through Interactive Digital TV, Distance Learning and Usability of Learning Objects Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 1 (2011): Telemática através da TV Digital Iterativa (TVDI), Ensino a Distância e Usabilidade de Objetos de Aprendizagem 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182672203776 |