Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyharabide, Victoria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gasparini, Isabela, Schiaffino, Silvia, Pimenta, Marcelo, Amandi, Analía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150
Resumo: A personalização em sistemas de e-learning é fundamental, uma vez que esses são utilizados por uma grande variedade de alunos, com características diferentes. Há várias abordagens que visam personalizar ambientes e- learning. No entanto, esses se concentram principalmen- te na tecnologia e / ou em detalhes da rede, sem levar em consideração os aspectos contextuais. Eles consideram apenas uma versão limitada do contexto, proporcionando personalização. Em nosso trabalho, o objetivo é melhorar a personalização do ambiente de aprendizagem e-learning, fazendo uso de uma melhor compreensão e modelagem do contexto educacional e tecnológico do usuário, utilizando ontologias. Mostramos um exemplo do uso da nossa pro- posta no sistema AdaptWeb, na qual o conteúdo e as re- comendações de navegação fornecidas dependem do con- texto do aluno.
id UFRGS-7_ba964580a6062156fcf576e4b4c959ad
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12150
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunosEducação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.A personalização em sistemas de e-learning é fundamental, uma vez que esses são utilizados por uma grande variedade de alunos, com características diferentes. Há várias abordagens que visam personalizar ambientes e- learning. No entanto, esses se concentram principalmen- te na tecnologia e / ou em detalhes da rede, sem levar em consideração os aspectos contextuais. Eles consideram apenas uma versão limitada do contexto, proporcionando personalização. Em nosso trabalho, o objetivo é melhorar a personalização do ambiente de aprendizagem e-learning, fazendo uso de uma melhor compreensão e modelagem do contexto educacional e tecnológico do usuário, utilizando ontologias. Mostramos um exemplo do uso da nossa pro- posta no sistema AdaptWeb, na qual o conteúdo e as re- comendações de navegação fornecidas dependem do con- texto do aluno.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1215010.22456/1982-1654.12150Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and DevelopmentInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150/7163Eyharabide, VictoriaGasparini, IsabelaSchiaffino, SilviaPimenta, MarceloAmandi, Analíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T13:04:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/12150Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-03T13:04:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
title Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
spellingShingle Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
Eyharabide, Victoria
Educação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.
title_short Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
title_full Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
title_fullStr Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
title_full_unstemmed Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
title_sort Ambientes personalizados de e-learning: considerando os contextos dos alunos
author Eyharabide, Victoria
author_facet Eyharabide, Victoria
Gasparini, Isabela
Schiaffino, Silvia
Pimenta, Marcelo
Amandi, Analía
author_role author
author2 Gasparini, Isabela
Schiaffino, Silvia
Pimenta, Marcelo
Amandi, Analía
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eyharabide, Victoria
Gasparini, Isabela
Schiaffino, Silvia
Pimenta, Marcelo
Amandi, Analía
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.
topic Educação a Distância. Aprendizagem Apoiada pelo Computador. Aprendizagem Assistida. Mode- los de aprendizagem. Personalização. Perfis culturalmente contextualizados.
description A personalização em sistemas de e-learning é fundamental, uma vez que esses são utilizados por uma grande variedade de alunos, com características diferentes. Há várias abordagens que visam personalizar ambientes e- learning. No entanto, esses se concentram principalmen- te na tecnologia e / ou em detalhes da rede, sem levar em consideração os aspectos contextuais. Eles consideram apenas uma versão limitada do contexto, proporcionando personalização. Em nosso trabalho, o objetivo é melhorar a personalização do ambiente de aprendizagem e-learning, fazendo uso de uma melhor compreensão e modelagem do contexto educacional e tecnológico do usuário, utilizando ontologias. Mostramos um exemplo do uso da nossa pro- posta no sistema AdaptWeb, na qual o conteúdo e as re- comendações de navegação fornecidas dependem do con- texto do aluno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150
10.22456/1982-1654.12150
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12150/7163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and Development
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182201393152