Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117 |
Resumo: | Este estudo objetiva mostrar o uso do método do desenho rico como parte do processo de análise para o desenvolvimento de softwares em um ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se como dados de análise a opinião de 108 estudantes de um Curso Técnico em Informática que utiliza a referida prática. Este estudo elenca as informações obtidas no decorrer nos anos de 2010 e 2011. Destaca-se como a ferramenta contribuiu não só para o processo de ensino-aprendizagem, como também, para entendimento de uma situação-problema na análise de sistemas. |
id |
UFRGS-7_baa20246c5994f14bab15e74eed1aad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23117 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em InformáticaDesenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino.Este estudo objetiva mostrar o uso do método do desenho rico como parte do processo de análise para o desenvolvimento de softwares em um ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se como dados de análise a opinião de 108 estudantes de um Curso Técnico em Informática que utiliza a referida prática. Este estudo elenca as informações obtidas no decorrer nos anos de 2010 e 2011. Destaca-se como a ferramenta contribuiu não só para o processo de ensino-aprendizagem, como também, para entendimento de uma situação-problema na análise de sistemas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2311710.22456/1982-1654.23117Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117/29970Lacerda Adão, Nilton ManoelAltair de Melo, AlexandreGrumovski, Dieisoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/23117Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
title |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
spellingShingle |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática Lacerda Adão, Nilton Manoel Desenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino. |
title_short |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
title_full |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
title_fullStr |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
title_full_unstemmed |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
title_sort |
Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática |
author |
Lacerda Adão, Nilton Manoel |
author_facet |
Lacerda Adão, Nilton Manoel Altair de Melo, Alexandre Grumovski, Dieison |
author_role |
author |
author2 |
Altair de Melo, Alexandre Grumovski, Dieison |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda Adão, Nilton Manoel Altair de Melo, Alexandre Grumovski, Dieison |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino. |
topic |
Desenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino. |
description |
Este estudo objetiva mostrar o uso do método do desenho rico como parte do processo de análise para o desenvolvimento de softwares em um ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se como dados de análise a opinião de 108 estudantes de um Curso Técnico em Informática que utiliza a referida prática. Este estudo elenca as informações obtidas no decorrer nos anos de 2010 e 2011. Destaca-se como a ferramenta contribuiu não só para o processo de ensino-aprendizagem, como também, para entendimento de uma situação-problema na análise de sistemas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117 10.22456/1982-1654.23117 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.23117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117/29970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182632357888 |