Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda Adão, Nilton Manoel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Altair de Melo, Alexandre, Grumovski, Dieison
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117
Resumo: Este estudo objetiva mostrar o uso do método do desenho rico como parte do processo de análise para o desenvolvimento de softwares em um ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se como dados de análise a opinião de 108 estudantes de um Curso Técnico em Informática que utiliza a referida prática. Este estudo elenca as informações obtidas no decorrer nos anos de 2010 e 2011. Destaca-se como a ferramenta contribuiu não só para o processo de ensino-aprendizagem, como também, para entendimento de uma situação-problema na análise de sistemas.
id UFRGS-7_baa20246c5994f14bab15e74eed1aad9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23117
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em InformáticaDesenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino.Este estudo objetiva mostrar o uso do método do desenho rico como parte do processo de análise para o desenvolvimento de softwares em um ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se como dados de análise a opinião de 108 estudantes de um Curso Técnico em Informática que utiliza a referida prática. Este estudo elenca as informações obtidas no decorrer nos anos de 2010 e 2011. Destaca-se como a ferramenta contribuiu não só para o processo de ensino-aprendizagem, como também, para entendimento de uma situação-problema na análise de sistemas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2311710.22456/1982-1654.23117Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117/29970Lacerda Adão, Nilton ManoelAltair de Melo, AlexandreGrumovski, Dieisoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/23117Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
title Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
spellingShingle Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
Lacerda Adão, Nilton Manoel
Desenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino.
title_short Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
title_full Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
title_fullStr Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
title_full_unstemmed Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
title_sort Adaptação do Rich Picture (desenho rico) na análise para o desenvolvimento de softwares no curso técnico em Informática
author Lacerda Adão, Nilton Manoel
author_facet Lacerda Adão, Nilton Manoel
Altair de Melo, Alexandre
Grumovski, Dieison
author_role author
author2 Altair de Melo, Alexandre
Grumovski, Dieison
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda Adão, Nilton Manoel
Altair de Melo, Alexandre
Grumovski, Dieison
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino.
topic Desenho rico. Desenvolvimento de softwares. Ensino.
description Este estudo objetiva mostrar o uso do método do desenho rico como parte do processo de análise para o desenvolvimento de softwares em um ensino técnico profissionalizante. Para tanto, utilizou-se como dados de análise a opinião de 108 estudantes de um Curso Técnico em Informática que utiliza a referida prática. Este estudo elenca as informações obtidas no decorrer nos anos de 2010 e 2011. Destaca-se como a ferramenta contribuiu não só para o processo de ensino-aprendizagem, como também, para entendimento de uma situação-problema na análise de sistemas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117
10.22456/1982-1654.23117
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.23117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23117/29970
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182632357888