Inclusão Digital e Deficiência Visual: Análise do Uso de Ferramentas de Comunicação pela Internet
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/42852 |
Resumo: | A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. Como o nível de acuidade visual pode variar, as deficiências visuais são classificadas em dois grupos: cegueira ou visão subnormal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, somente no Brasil mais de seis milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual. Em virtude de a inclusão digital ser um tema de expressiva relevância social, este trabalho objetiva analisar, por meio de um estudo experimental, como ela contribui para a socialização de portadores de deficiências visuais com base em três ferramentas de comunicação e interação social disponíveis na internet: Facebook, Google e Hotmail. A análise constatou que apesar de existirem decretos que obrigam sites a promoveram a acessibilidade, nem todos seguem a legislação, o que contribui para a falta de independência e autonomia dos deficientes visuais no acesso aos meios de informação e comunicação. |
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Inclusão Digital e Deficiência Visual: Análise do Uso de Ferramentas de Comunicação pela InternetInclusão digitalDeficientes visuaisEstudo experimentalA deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. Como o nível de acuidade visual pode variar, as deficiências visuais são classificadas em dois grupos: cegueira ou visão subnormal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, somente no Brasil mais de seis milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual. Em virtude de a inclusão digital ser um tema de expressiva relevância social, este trabalho objetiva analisar, por meio de um estudo experimental, como ela contribui para a socialização de portadores de deficiências visuais com base em três ferramentas de comunicação e interação social disponíveis na internet: Facebook, Google e Hotmail. A análise constatou que apesar de existirem decretos que obrigam sites a promoveram a acessibilidade, nem todos seguem a legislação, o que contribui para a falta de independência e autonomia dos deficientes visuais no acesso aos meios de informação e comunicação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4285210.22456/1982-1654.42852Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/42852/29981Morcelli, Rodrigo DiasSeabra, Rodrigo Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T01:07:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/42852Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-08-06T01:07:17Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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