Mobiliário Escolar com Recomendações Ergonômicas e Recursos da Tecnologia Assistiva: adequações para alunos com baixa visão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.22768 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22768 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi definir e sistematizar os procedimentos a serem adotados na concepção de um mobiliário escolar capaz de atender às necessidades dos alunos com baixa visão e que, em sua decorrência, apresentam grande variação postural. Os recursos da tecnologia assistiva unem-se aos critérios ergonômicos para ampliar as habilidades visuais deste contingente de alunos. Com caráter de pesquisa aplicada e descritiva, o referencial teórico ofereceu sustentação para a definição da demanda, caracterização dos usuários e do mobiliário escolar, considerando as características físicas e estabelecendo as dimensões corporais em virtude da variação etária, níveis de acuidade visual e características da doença ocular. Com amostragem estratificada, selecionou-se a demanda e realizou-se o levantamento antropométrico das dimensões dos sujeitos da amostra, com a aferição das variáveis, quando se calculou o valor estimador da média e desvio-padrão, que representa o grau de variabilidade das medidas. Os sujeitos da amostra foram divididos por gênero. O Diagrama de Ishikawa ofereceu subsídios para revelar os indicadores da problemática abordada, o levantamento das causa e efeitos. Com a observação reiterada dos sujeitos da pesquisa em situações de aprendizagem escolar, e do uso de um conjunto escolar adotado pelas escolas, estabeleceram-se os inconvenientes e incoerências do mobiliário utilizado pelos alunos com baixa visão nas salas de recursos multifuncionais e em suas respectivas escolas de origem. Foram propostas adequações ao mobiliário escolar que permitiram oferecer segurança, conforto e estabilidade durante a realização das atividades propostas em ambiente de aprendizagem. |
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