Formação inventiva de professores e políticas de cognição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosimeri Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9313
Resumo: Este texto discute que o problema da formação de professores deve ser analisado considerando o problema do conhecer. O trabalho evidencia o conhecer no seio das ciências cognitivas, da maneira proposta por Francisco Varela. Em seguida, analisa a relação paradoxal entre aprender e desaprender o prescrito na formação de professores, pensando-a como um campo de relação de forças. Tal noção força a pensar uma formação inventiva. Esta conjuga políticas de cognição com produção de subjetividade. A ideia de discutir conhecer e formação de professores fala dos deslocamentos e das políticas que possibilitam experiências de tensionamento dos modelos rígidos e predeterminados de conhecer para não confundir uma forma de ensinar com o único modo de praticá-lo. Assim, o que há é a expressão de uma política geradora de experiências, pequenas invenções e não uma prescritividade replicável.
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