Contribuições da abordagem autopoiética-enativa ao conceito de adaptação psicológica
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9552 |
Resumo: | A temática da adaptação atravessa a constituição da psicologia. No entanto é apenas com W.James e com o movimento funcionalista norte americano que a adaptação como conceito entra para o vocabulário psicológico. Em função das articulações teóricas e do contexto sócio-cultural, a adaptação surge concebida como ajustamento do organismo ao meio ambiente. Com base nas contribuições da abordagem autopoiética-enativa de H.Maturana e F.Varela este artigo problematiza essa concepção que é ainda hegemônica. Para Maturana e Varela a adaptação aproxima-se das noções de sintonia e composição com o meio. Ao final são analisadas implicações para a psicologia e saberes adjacentes, como é o caso da Educação e do Trabalho. |
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Contribuições da abordagem autopoiética-enativa ao conceito de adaptação psicológicaAbordagem autopoiética-enativaAdaptaçãoPsicologiaA temática da adaptação atravessa a constituição da psicologia. No entanto é apenas com W.James e com o movimento funcionalista norte americano que a adaptação como conceito entra para o vocabulário psicológico. Em função das articulações teóricas e do contexto sócio-cultural, a adaptação surge concebida como ajustamento do organismo ao meio ambiente. Com base nas contribuições da abordagem autopoiética-enativa de H.Maturana e F.Varela este artigo problematiza essa concepção que é ainda hegemônica. Para Maturana e Varela a adaptação aproxima-se das noções de sintonia e composição com o meio. Ao final são analisadas implicações para a psicologia e saberes adjacentes, como é o caso da Educação e do Trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/955210.22456/1982-1654.9552Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 2 (2009): Autopoiesis, Enaction and TechnologiesInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 2 (2009): Autopoiese, Enação e Tecnologias1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9552/7241https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9552/7242Sancovschi, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-17T13:42:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/9552Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-06-17T13:42:24Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A temática da adaptação atravessa a constituição da psicologia. No entanto é apenas com W.James e com o movimento funcionalista norte americano que a adaptação como conceito entra para o vocabulário psicológico. Em função das articulações teóricas e do contexto sócio-cultural, a adaptação surge concebida como ajustamento do organismo ao meio ambiente. Com base nas contribuições da abordagem autopoiética-enativa de H.Maturana e F.Varela este artigo problematiza essa concepção que é ainda hegemônica. Para Maturana e Varela a adaptação aproxima-se das noções de sintonia e composição com o meio. Ao final são analisadas implicações para a psicologia e saberes adjacentes, como é o caso da Educação e do Trabalho. |
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