JPlay Tutor:Uma nova Abordagem para o Ensino de Programação Utilizando Jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira dos Santos, Elanne Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Gleison Brito, Gonzalez Clua, Esteban Walter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/67933
Resumo: Aprendizagem e ensino de programação tem sido um desafio em universidades e escolas. Enquanto os ambientes de programação possuem sofisticadas ferramentas para detectar e indicar erros sintáticos, o mesmo não ocorre em relação a erros semânticos, podendo frustrar programadores aprendizes e inexperientes. Com a proposta de fazer este processo mais eficiente foi utilizado o framework JPlay que possui estruturas para o desenvolvimento de jogos simples em duas dimensões (2D). Este trabalho tem como propósito ampliar estudos anteriormente realizados, incluindo uma heurística baseada na análise estrutural de comportamentos de jogos desenvolvidos utilizando o JPlay. A heurística consiste numa estratégia de comparação entre o programa do aluno e um programa modelo. Baseado nesta heurística, o sistema JPlay Tutor interpreta o código do aluno e retorna a análise detalhada. No artigo são apresentados uma breve descrição da heurística proposta e 2 estudos de caso elaborados com base nos resultados obtidos.
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