JPlay Tutor:Uma nova Abordagem para o Ensino de Programação Utilizando Jogos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/67933 |
Resumo: | Aprendizagem e ensino de programação tem sido um desafio em universidades e escolas. Enquanto os ambientes de programação possuem sofisticadas ferramentas para detectar e indicar erros sintáticos, o mesmo não ocorre em relação a erros semânticos, podendo frustrar programadores aprendizes e inexperientes. Com a proposta de fazer este processo mais eficiente foi utilizado o framework JPlay que possui estruturas para o desenvolvimento de jogos simples em duas dimensões (2D). Este trabalho tem como propósito ampliar estudos anteriormente realizados, incluindo uma heurística baseada na análise estrutural de comportamentos de jogos desenvolvidos utilizando o JPlay. A heurística consiste numa estratégia de comparação entre o programa do aluno e um programa modelo. Baseado nesta heurística, o sistema JPlay Tutor interpreta o código do aluno e retorna a análise detalhada. No artigo são apresentados uma breve descrição da heurística proposta e 2 estudos de caso elaborados com base nos resultados obtidos. |
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JPlay Tutor:Uma nova Abordagem para o Ensino de Programação Utilizando JogosEnsino de programação. JPlay. Jogos. Heurística.Ensino de programação usando jogosAprendizagem e ensino de programação tem sido um desafio em universidades e escolas. Enquanto os ambientes de programação possuem sofisticadas ferramentas para detectar e indicar erros sintáticos, o mesmo não ocorre em relação a erros semânticos, podendo frustrar programadores aprendizes e inexperientes. Com a proposta de fazer este processo mais eficiente foi utilizado o framework JPlay que possui estruturas para o desenvolvimento de jogos simples em duas dimensões (2D). Este trabalho tem como propósito ampliar estudos anteriormente realizados, incluindo uma heurística baseada na análise estrutural de comportamentos de jogos desenvolvidos utilizando o JPlay. A heurística consiste numa estratégia de comparação entre o programa do aluno e um programa modelo. Baseado nesta heurística, o sistema JPlay Tutor interpreta o código do aluno e retorna a análise detalhada. No artigo são apresentados uma breve descrição da heurística proposta e 2 estudos de caso elaborados com base nos resultados obtidos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionheurística de classes similaresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6793310.22456/1982-1654.67933Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 1 jan/abr (2017): MULTIMÍDIA, TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/67933/41086Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira dos Santos, Elanne CristinaBatista, Gleison BritoGonzalez Clua, Esteban Walter2017-12-13T18:04:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/67933Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:04:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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