Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Bartholomeo Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Duda, Robson Fernando, da Silva, Adão Daniel, Gonçalves, Alexandre Leopoldo, Todesco, José Leomar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar quais são as aplicações de Knowledge Graph (KG) no domínio educacional, bem como identificar as características dos KGs gerados nas soluções de ensino aos quais foram aplicados. Como procedimentos metodológicos utilizou-se uma revisão narrativa, com busca estruturada, que analisou três bases de pesquisa: Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Ao todo foram identificadas 71 publicações, que após serem submetidas a critérios de inclusão e exclusão alcançaram um quantitativo de 29 pesquisas elegíveis para análise em profundidade. Como resultados, foram propostas duas categorizações, a primeira colabora para a análise e identificação das etapas de construção e implementação de uma arquitetura básica de KG. Já a segunda, combina as finalidades e objetivos dos KGs evidenciando as características e aplicações destes no contexto de ensino.
id UFRGS-7_d288a236d8ffe47015b39e02b8e0eb37
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/114113
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacionalKnowledge graphProcesso de ensinoGrafo de conhecimentoEducaçãoEste estudo tem como objetivo investigar quais são as aplicações de Knowledge Graph (KG) no domínio educacional, bem como identificar as características dos KGs gerados nas soluções de ensino aos quais foram aplicados. Como procedimentos metodológicos utilizou-se uma revisão narrativa, com busca estruturada, que analisou três bases de pesquisa: Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Ao todo foram identificadas 71 publicações, que após serem submetidas a critérios de inclusão e exclusão alcançaram um quantitativo de 29 pesquisas elegíveis para análise em profundidade. Como resultados, foram propostas duas categorizações, a primeira colabora para a análise e identificação das etapas de construção e implementação de uma arquitetura básica de KG. Já a segunda, combina as finalidades e objetivos dos KGs evidenciando as características e aplicações destes no contexto de ensino.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Narrativa com busca estruturadaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11411310.22456/1982-1654.114113Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-49Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-491982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113/89866Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, Bartholomeo OliveiraDuda, Robson Fernandoda Silva, Adão DanielGonçalves, Alexandre LeopoldoTodesco, José Leomar2023-09-19T18:06:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/114113Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-09-19T18:06:29Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
title Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
spellingShingle Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
Barcelos, Bartholomeo Oliveira
Knowledge graph
Processo de ensino
Grafo de conhecimento
Educação
title_short Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
title_full Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
title_fullStr Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
title_full_unstemmed Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
title_sort Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
author Barcelos, Bartholomeo Oliveira
author_facet Barcelos, Bartholomeo Oliveira
Duda, Robson Fernando
da Silva, Adão Daniel
Gonçalves, Alexandre Leopoldo
Todesco, José Leomar
author_role author
author2 Duda, Robson Fernando
da Silva, Adão Daniel
Gonçalves, Alexandre Leopoldo
Todesco, José Leomar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Bartholomeo Oliveira
Duda, Robson Fernando
da Silva, Adão Daniel
Gonçalves, Alexandre Leopoldo
Todesco, José Leomar
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledge graph
Processo de ensino
Grafo de conhecimento
Educação
topic Knowledge graph
Processo de ensino
Grafo de conhecimento
Educação
description Este estudo tem como objetivo investigar quais são as aplicações de Knowledge Graph (KG) no domínio educacional, bem como identificar as características dos KGs gerados nas soluções de ensino aos quais foram aplicados. Como procedimentos metodológicos utilizou-se uma revisão narrativa, com busca estruturada, que analisou três bases de pesquisa: Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Ao todo foram identificadas 71 publicações, que após serem submetidas a critérios de inclusão e exclusão alcançaram um quantitativo de 29 pesquisas elegíveis para análise em profundidade. Como resultados, foram propostas duas categorizações, a primeira colabora para a análise e identificação das etapas de construção e implementação de uma arquitetura básica de KG. Já a segunda, combina as finalidades e objetivos dos KGs evidenciando as características e aplicações destes no contexto de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Narrativa com busca estruturada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113
10.22456/1982-1654.114113
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.114113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113/89866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-49
Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-49
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184231436288