Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar quais são as aplicações de Knowledge Graph (KG) no domínio educacional, bem como identificar as características dos KGs gerados nas soluções de ensino aos quais foram aplicados. Como procedimentos metodológicos utilizou-se uma revisão narrativa, com busca estruturada, que analisou três bases de pesquisa: Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Ao todo foram identificadas 71 publicações, que após serem submetidas a critérios de inclusão e exclusão alcançaram um quantitativo de 29 pesquisas elegíveis para análise em profundidade. Como resultados, foram propostas duas categorizações, a primeira colabora para a análise e identificação das etapas de construção e implementação de uma arquitetura básica de KG. Já a segunda, combina as finalidades e objetivos dos KGs evidenciando as características e aplicações destes no contexto de ensino. |
id |
UFRGS-7_d288a236d8ffe47015b39e02b8e0eb37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/114113 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacionalKnowledge graphProcesso de ensinoGrafo de conhecimentoEducaçãoEste estudo tem como objetivo investigar quais são as aplicações de Knowledge Graph (KG) no domínio educacional, bem como identificar as características dos KGs gerados nas soluções de ensino aos quais foram aplicados. Como procedimentos metodológicos utilizou-se uma revisão narrativa, com busca estruturada, que analisou três bases de pesquisa: Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Ao todo foram identificadas 71 publicações, que após serem submetidas a critérios de inclusão e exclusão alcançaram um quantitativo de 29 pesquisas elegíveis para análise em profundidade. Como resultados, foram propostas duas categorizações, a primeira colabora para a análise e identificação das etapas de construção e implementação de uma arquitetura básica de KG. Já a segunda, combina as finalidades e objetivos dos KGs evidenciando as características e aplicações destes no contexto de ensino.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Narrativa com busca estruturadaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11411310.22456/1982-1654.114113Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-49Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-491982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113/89866Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos, Bartholomeo OliveiraDuda, Robson Fernandoda Silva, Adão DanielGonçalves, Alexandre LeopoldoTodesco, José Leomar2023-09-19T18:06:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/114113Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-09-19T18:06:29Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
title |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
spellingShingle |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional Barcelos, Bartholomeo Oliveira Knowledge graph Processo de ensino Grafo de conhecimento Educação |
title_short |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
title_full |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
title_fullStr |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
title_full_unstemmed |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
title_sort |
Representação do conhecimento por meio de knowledge graph: aplicação e categorização no domínio educacional |
author |
Barcelos, Bartholomeo Oliveira |
author_facet |
Barcelos, Bartholomeo Oliveira Duda, Robson Fernando da Silva, Adão Daniel Gonçalves, Alexandre Leopoldo Todesco, José Leomar |
author_role |
author |
author2 |
Duda, Robson Fernando da Silva, Adão Daniel Gonçalves, Alexandre Leopoldo Todesco, José Leomar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Bartholomeo Oliveira Duda, Robson Fernando da Silva, Adão Daniel Gonçalves, Alexandre Leopoldo Todesco, José Leomar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Knowledge graph Processo de ensino Grafo de conhecimento Educação |
topic |
Knowledge graph Processo de ensino Grafo de conhecimento Educação |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar quais são as aplicações de Knowledge Graph (KG) no domínio educacional, bem como identificar as características dos KGs gerados nas soluções de ensino aos quais foram aplicados. Como procedimentos metodológicos utilizou-se uma revisão narrativa, com busca estruturada, que analisou três bases de pesquisa: Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Ao todo foram identificadas 71 publicações, que após serem submetidas a critérios de inclusão e exclusão alcançaram um quantitativo de 29 pesquisas elegíveis para análise em profundidade. Como resultados, foram propostas duas categorizações, a primeira colabora para a análise e identificação das etapas de construção e implementação de uma arquitetura básica de KG. Já a segunda, combina as finalidades e objetivos dos KGs evidenciando as características e aplicações destes no contexto de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Narrativa com busca estruturada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113 10.22456/1982-1654.114113 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.114113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/114113/89866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-49 Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 38-49 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184231436288 |