Explorando Objetos de Aprendizagem na TV Digital: Estudo de Caso de Alternativas de Interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fábio de Jesus Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12318
Resumo: Apesar da tecnologia digital disponível atualmente, alguns pesquisadores predizem que o papel no apoio à leitura será uma das tarefas mais difíceis de mudar no mundo digital. Entretanto, o papel se mostra estático e não oferece algumas capacidades, tais como, apresentação de conteúdo dinâmico, assim, se torna importante sua ligação com mídia digital. Com o advento da TV Digital (TVD), a TV no Brasil tem potencial de oferecer mais oportunidades de aprendizagem do que as tecnologias atuais, visto sua forte penetração nas residências do país. No entanto, pesquisas mostram que a interação do usuário com a TVD é difícil e complicada, acarretando problemas de usabilidade. Por outro lado, a facilidade de uso foi identificada como uma das condições mais im- portantes para o sucesso da TVD. Partindo desses pressupostos, foi proposto um ambiente na TVD que possibilite a interação entre o aluno e objetos de aprendizagem; e que seja fácil de uso. Este ambiente consiste de material didático impresso que terá links (códigos de barras) para objetos de aprendizagem a serem visualizados e/ou manipulados na TVD. Por parte dos alunos que participa- ram dos testes, houve percepção do valor pedagógico do objeto de aprendizagem. Os resultados dos testes levam à conclusão de que a tecnologia foi considerada amigável e que as dificuldades encontradas foram consideradas normais, parte de um processo de tomada de conhecimento de uma nova tecnologia. Quanto ao potencial do objeto de aprendizagem para TVD como suporte as condutas cognitivas e aplicação de estratégias de resolução de problemas que permitam a cons- trução dos conhecimentos, o objeto de aprendizagem apresentou-se como um suporte que permite a “concretização do pensamento”, permitindo que os sujeitos testem suas hipóteses e tirem con- clusões a partir dos resultados (esperados e inesperados das suas ações).
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