Rethinking the Virtual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4942 |
Resumo: | Burbules faz uma sÈrie de consideraÁ?es para montar um conceito teÛrico do virtual. Primeiro, examina os quatro processos da vinculaÁ„o (interesse, envolvimento, imaginaÁ„o e interaÁ„o) para que ocorra a imers„o, muito importantes para entender-se o potencial educacional da virtualidade. Segundo, aplica o conceito do virtual ‡ discuss„o do espaÁo e do tempo virtuais decorrendo daÌ que, ‡ medida que os espaÁos virtuais tornam-se conhecidos e importantes, passam a ser lugares virtuais. Essa transformaÁ„o pode acontecer de duas maneiras: por arquitetura e por mapeamento, em plausÌvel paralelo aos pontos de vista respectivamente do professor e do aluno. Este trabalho pode ser visto como uma tentativa de desmistificar a virtualidade como sendo exclusivamente tecnolÛgica e de encar·-la como a base de um conceito educacional. Destacam-se, neste artigo, os conceitos de virtualidade, lugares virtuais educacionais e arquitetura e mapeamento. |
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Rethinking the VirtualBurbules faz uma sÈrie de consideraÁ?es para montar um conceito teÛrico do virtual. Primeiro, examina os quatro processos da vinculaÁ„o (interesse, envolvimento, imaginaÁ„o e interaÁ„o) para que ocorra a imers„o, muito importantes para entender-se o potencial educacional da virtualidade. Segundo, aplica o conceito do virtual ‡ discuss„o do espaÁo e do tempo virtuais decorrendo daÌ que, ‡ medida que os espaÁos virtuais tornam-se conhecidos e importantes, passam a ser lugares virtuais. Essa transformaÁ„o pode acontecer de duas maneiras: por arquitetura e por mapeamento, em plausÌvel paralelo aos pontos de vista respectivamente do professor e do aluno. Este trabalho pode ser visto como uma tentativa de desmistificar a virtualidade como sendo exclusivamente tecnolÛgica e de encar·-la como a base de um conceito educacional. Destacam-se, neste artigo, os conceitos de virtualidade, lugares virtuais educacionais e arquitetura e mapeamento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/494210.22456/1982-1654.4942Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 1 (2004): Digital Technology in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 1 (2004): Tecnologia Digital na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4942/3343Burbules, Nicholas C.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:22:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/4942Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:22:33Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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