Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55714 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo avaliar a acessibilidade web do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob a perspectiva do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico - e-MAG. Verificamos as recomendações de acessibilidade do ambiente sob a perspectiva do e-MAG do Governo Eletrônico, descrevendo as falhas e apresentando uma proposta de melhoria para viabilizar a acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório de caráter aplicado e qualitativo. A coleta de dados foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Para a realização da coleta de dados foi utilizado como instrumento o checklist e as seguintes ferramentas leitor de tela NVDA, Firebug, CheckMyColors, e-MAG. Os resultados mostraram que o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle não é um ambiente acessível precisando ser modificado por meio da e-MAG, visando tornar o conteúdo web do ambiente acessível. |
id |
UFRGS-7_dd13c1ddc6811a6a6d74c465e8280cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55714 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência VisualMoodleAcessibilidade WebE-MAGAcessibilidade WebO presente trabalho tem por objetivo avaliar a acessibilidade web do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob a perspectiva do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico - e-MAG. Verificamos as recomendações de acessibilidade do ambiente sob a perspectiva do e-MAG do Governo Eletrônico, descrevendo as falhas e apresentando uma proposta de melhoria para viabilizar a acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório de caráter aplicado e qualitativo. A coleta de dados foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Para a realização da coleta de dados foi utilizado como instrumento o checklist e as seguintes ferramentas leitor de tela NVDA, Firebug, CheckMyColors, e-MAG. Os resultados mostraram que o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle não é um ambiente acessível precisando ser modificado por meio da e-MAG, visando tornar o conteúdo web do ambiente acessível.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5571410.22456/1982-1654.55714Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55714/39077Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Ferreira, Naidson Clayrda Silva, Érica Jardim2016-12-03T05:01:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/55714Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:50Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
title |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
spellingShingle |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual Santos Ferreira, Naidson Clayr Moodle Acessibilidade Web E-MAG Acessibilidade Web |
title_short |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
title_full |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
title_fullStr |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
title_sort |
Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual |
author |
Santos Ferreira, Naidson Clayr |
author_facet |
Santos Ferreira, Naidson Clayr da Silva, Érica Jardim |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Érica Jardim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Ferreira, Naidson Clayr da Silva, Érica Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moodle Acessibilidade Web E-MAG Acessibilidade Web |
topic |
Moodle Acessibilidade Web E-MAG Acessibilidade Web |
description |
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a acessibilidade web do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob a perspectiva do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico - e-MAG. Verificamos as recomendações de acessibilidade do ambiente sob a perspectiva do e-MAG do Governo Eletrônico, descrevendo as falhas e apresentando uma proposta de melhoria para viabilizar a acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório de caráter aplicado e qualitativo. A coleta de dados foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Para a realização da coleta de dados foi utilizado como instrumento o checklist e as seguintes ferramentas leitor de tela NVDA, Firebug, CheckMyColors, e-MAG. Os resultados mostraram que o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle não é um ambiente acessível precisando ser modificado por meio da e-MAG, visando tornar o conteúdo web do ambiente acessível. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55714 10.22456/1982-1654.55714 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55714 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.55714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55714/39077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183140917248 |