Acessibilidade Web do Ambiente Moodle para o Público Alvo da Educação Especial com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Ferreira, Naidson Clayr
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva, Érica Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55714
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a acessibilidade web do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob a perspectiva do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico - e-MAG. Verificamos as recomendações de acessibilidade do ambiente sob a perspectiva do e-MAG do Governo Eletrônico, descrevendo as falhas e apresentando uma proposta de melhoria para viabilizar a acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório de caráter aplicado e qualitativo. A coleta de dados foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi. Para a realização da coleta de dados foi utilizado como instrumento o checklist e as seguintes ferramentas leitor de tela NVDA, Firebug, CheckMyColors, e-MAG. Os resultados mostraram que o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle não é um ambiente acessível precisando ser modificado por meio da e-MAG, visando tornar o conteúdo web do ambiente acessível.
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