PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise sobre importantes perspectivas referentes aos valores morais de responsabilidade e solidariedade a serem desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior, focando as vertentes específicas das Universidades particulares no contexto os cursos do eixo técnico da área de Sistemas de Informação. Assim, visou-se analisar os fatores necessários para promoção dos valores morais dos sujeitos-alunos em relação ao contexto acadêmico e à formação profissional ampla. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idade entre vinte e cinco e trinta anos, acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Universidade particular em São Luís, que denominamos Universidade APLHA. Os resultados apontaram para as mesmas linhas da pesquisa de referência replicada, de tal forma que, também para os alunos sujeitos da pesquisa, a formação acadêmica em questão tem como principal função o acesso a bens materiais e inserção no mercado de trabalho, sendo colocado em segundo plano o desenvolvimento dos valores analisados como objetivo educacional do Ensino Superior. |
id |
UFRGS-7_e6b911d1555e558b5033bb8ea4d56151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/82977 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICAEnsino superior. Educação tecnológica. Valores moraisEste artigo faz uma análise sobre importantes perspectivas referentes aos valores morais de responsabilidade e solidariedade a serem desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior, focando as vertentes específicas das Universidades particulares no contexto os cursos do eixo técnico da área de Sistemas de Informação. Assim, visou-se analisar os fatores necessários para promoção dos valores morais dos sujeitos-alunos em relação ao contexto acadêmico e à formação profissional ampla. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idade entre vinte e cinco e trinta anos, acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Universidade particular em São Luís, que denominamos Universidade APLHA. Os resultados apontaram para as mesmas linhas da pesquisa de referência replicada, de tal forma que, também para os alunos sujeitos da pesquisa, a formação acadêmica em questão tem como principal função o acesso a bens materiais e inserção no mercado de trabalho, sendo colocado em segundo plano o desenvolvimento dos valores analisados como objetivo educacional do Ensino Superior.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8297710.22456/1982-1654.82977Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977/50281Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Will Ribamar MendesAlmeida, Gylnara Kylma Feitosa CarvalhedoNeves, Luis Eduardo PinheiroSilva, Delmo Mattos da2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/82977Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
title |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
spellingShingle |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA Almeida, Will Ribamar Mendes Ensino superior. Educação tecnológica. Valores morais |
title_short |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
title_full |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
title_fullStr |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
title_full_unstemmed |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
title_sort |
PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA |
author |
Almeida, Will Ribamar Mendes |
author_facet |
Almeida, Will Ribamar Mendes Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo Neves, Luis Eduardo Pinheiro Silva, Delmo Mattos da |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo Neves, Luis Eduardo Pinheiro Silva, Delmo Mattos da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Will Ribamar Mendes Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo Neves, Luis Eduardo Pinheiro Silva, Delmo Mattos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior. Educação tecnológica. Valores morais |
topic |
Ensino superior. Educação tecnológica. Valores morais |
description |
Este artigo faz uma análise sobre importantes perspectivas referentes aos valores morais de responsabilidade e solidariedade a serem desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior, focando as vertentes específicas das Universidades particulares no contexto os cursos do eixo técnico da área de Sistemas de Informação. Assim, visou-se analisar os fatores necessários para promoção dos valores morais dos sujeitos-alunos em relação ao contexto acadêmico e à formação profissional ampla. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idade entre vinte e cinco e trinta anos, acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Universidade particular em São Luís, que denominamos Universidade APLHA. Os resultados apontaram para as mesmas linhas da pesquisa de referência replicada, de tal forma que, também para os alunos sujeitos da pesquisa, a formação acadêmica em questão tem como principal função o acesso a bens materiais e inserção no mercado de trabalho, sendo colocado em segundo plano o desenvolvimento dos valores analisados como objetivo educacional do Ensino Superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977 10.22456/1982-1654.82977 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.82977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977/50281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183570833408 |