PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Will Ribamar Mendes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo, Neves, Luis Eduardo Pinheiro, Silva, Delmo Mattos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977
Resumo: Este artigo faz uma análise sobre importantes perspectivas referentes aos valores morais de responsabilidade e solidariedade a serem desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior, focando as vertentes específicas das Universidades particulares no contexto os cursos do eixo técnico da área de Sistemas de Informação. Assim, visou-se analisar os fatores necessários para promoção dos valores morais dos sujeitos-alunos em relação ao contexto acadêmico e à formação profissional ampla. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idade entre vinte e cinco e trinta anos, acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Universidade particular em São Luís, que denominamos Universidade APLHA. Os resultados apontaram para as mesmas linhas da pesquisa de referência replicada, de tal forma que, também para os alunos sujeitos da pesquisa, a formação acadêmica em questão tem como principal função o acesso a bens materiais e inserção no mercado de trabalho, sendo colocado em segundo plano o desenvolvimento dos valores analisados como objetivo educacional do Ensino Superior.
id UFRGS-7_e6b911d1555e558b5033bb8ea4d56151
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/82977
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICAEnsino superior. Educação tecnológica. Valores moraisEste artigo faz uma análise sobre importantes perspectivas referentes aos valores morais de responsabilidade e solidariedade a serem desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior, focando as vertentes específicas das Universidades particulares no contexto os cursos do eixo técnico da área de Sistemas de Informação. Assim, visou-se analisar os fatores necessários para promoção dos valores morais dos sujeitos-alunos em relação ao contexto acadêmico e à formação profissional ampla. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idade entre vinte e cinco e trinta anos, acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Universidade particular em São Luís, que denominamos Universidade APLHA. Os resultados apontaram para as mesmas linhas da pesquisa de referência replicada, de tal forma que, também para os alunos sujeitos da pesquisa, a formação acadêmica em questão tem como principal função o acesso a bens materiais e inserção no mercado de trabalho, sendo colocado em segundo plano o desenvolvimento dos valores analisados como objetivo educacional do Ensino Superior.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8297710.22456/1982-1654.82977Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977/50281Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Will Ribamar MendesAlmeida, Gylnara Kylma Feitosa CarvalhedoNeves, Luis Eduardo PinheiroSilva, Delmo Mattos da2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/82977Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
title PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
spellingShingle PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
Almeida, Will Ribamar Mendes
Ensino superior. Educação tecnológica. Valores morais
title_short PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
title_full PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
title_fullStr PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
title_full_unstemmed PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
title_sort PROMOÇÃO DE VALORES MORAIS E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO TECNÓLOGO NA ÁREA DE INFORMÁTICA
author Almeida, Will Ribamar Mendes
author_facet Almeida, Will Ribamar Mendes
Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo
Neves, Luis Eduardo Pinheiro
Silva, Delmo Mattos da
author_role author
author2 Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo
Neves, Luis Eduardo Pinheiro
Silva, Delmo Mattos da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Will Ribamar Mendes
Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhedo
Neves, Luis Eduardo Pinheiro
Silva, Delmo Mattos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior. Educação tecnológica. Valores morais
topic Ensino superior. Educação tecnológica. Valores morais
description Este artigo faz uma análise sobre importantes perspectivas referentes aos valores morais de responsabilidade e solidariedade a serem desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior, focando as vertentes específicas das Universidades particulares no contexto os cursos do eixo técnico da área de Sistemas de Informação. Assim, visou-se analisar os fatores necessários para promoção dos valores morais dos sujeitos-alunos em relação ao contexto acadêmico e à formação profissional ampla. A amostra foi constituída por 13 alunos, com idade entre vinte e cinco e trinta anos, acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Universidade particular em São Luís, que denominamos Universidade APLHA. Os resultados apontaram para as mesmas linhas da pesquisa de referência replicada, de tal forma que, também para os alunos sujeitos da pesquisa, a formação acadêmica em questão tem como principal função o acesso a bens materiais e inserção no mercado de trabalho, sendo colocado em segundo plano o desenvolvimento dos valores analisados como objetivo educacional do Ensino Superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977
10.22456/1982-1654.82977
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.82977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/82977/50281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183570833408