A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6282 |
Resumo: | The fast transformations in the way of designing in architecture, and in its learning, starting from the assimillation of the computer science, are the central subject of this paper. Starting from the notion of " construction of possibles" in architecture, it tries to locate the subject in terms of two appoach, the genetic epistemology and the cognitive ecology, as well as to aim some perspectives for the development of the proposed investigation. |
id |
UFRGS-7_e77bf0ac8a51fd2c7eb8443a3fe37f41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/6282 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVAaprendizagem em arquiteturaepistemologia genéticapossíveisecologia cognitivaThe fast transformations in the way of designing in architecture, and in its learning, starting from the assimillation of the computer science, are the central subject of this paper. Starting from the notion of " construction of possibles" in architecture, it tries to locate the subject in terms of two appoach, the genetic epistemology and the cognitive ecology, as well as to aim some perspectives for the development of the proposed investigation.As transformações velozes no modo de projetar em arquitetura, e em sua aprendizagem, a partir da assimilação da informática, são o tema principal deste artigo. A partir da noção de construção de possíveis em arquitetura, procura-se situar a questão em termos de duas abordagens: a epistemologia genética e a ecologia cognitiva, bem como apontar algumas perspectivas para o desenvolvimento da investigação proposta.Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/628210.22456/1982-1654.6282Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6282/3746ANDRADE, LEANDROAXT, MARGARETHinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T12:56:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/6282Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T12:56:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
title |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA ANDRADE, LEANDRO aprendizagem em arquitetura epistemologia genética possíveis ecologia cognitiva |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DOS POSSÍVEIS EM ARQUITETURA: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E ECOLOGIA COGNITIVA |
author |
ANDRADE, LEANDRO |
author_facet |
ANDRADE, LEANDRO AXT, MARGARETH |
author_role |
author |
author2 |
AXT, MARGARETH |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, LEANDRO AXT, MARGARETH |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem em arquitetura epistemologia genética possíveis ecologia cognitiva |
topic |
aprendizagem em arquitetura epistemologia genética possíveis ecologia cognitiva |
description |
The fast transformations in the way of designing in architecture, and in its learning, starting from the assimillation of the computer science, are the central subject of this paper. Starting from the notion of " construction of possibles" in architecture, it tries to locate the subject in terms of two appoach, the genetic epistemology and the cognitive ecology, as well as to aim some perspectives for the development of the proposed investigation. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6282 10.22456/1982-1654.6282 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6282 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.6282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6282/3746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in Education Informática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181599510528 |