Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Diego Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marroni, Fabiane Villela, Franco, Patricia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57230
Resumo: O objetivo do texto é levantar discussão sobre modos de a tecnologia comparecer em sala de aula como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas. Damos ênfase ao uso da internet e abordamos formas de explorar seu potencial de maneira que o professor conduza o processo de ensino-aprendizagem pela aproximação com a realidade que o estudante de hoje experimenta. Trazendo reflexões como a de Tornaghi (2010) sobre tecnologia na escola e de Ninim (2008) sobre o papel da pesquisa na sala de aula, discutimos oportunidades de envolver os estudantes pelo recurso à internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar em geral, exemplificando e defendendo o papel de mediador que o professor exerce nessa nova configuração.
id UFRGS-7_ed8f84cedfaf3a72b69c5dedb7ce4186
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/57230
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professorNovas tecnologias. Internet. Língua portuguesa – Ensino. Prática de pesquisa.Uso da internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolarO objetivo do texto é levantar discussão sobre modos de a tecnologia comparecer em sala de aula como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas. Damos ênfase ao uso da internet e abordamos formas de explorar seu potencial de maneira que o professor conduza o processo de ensino-aprendizagem pela aproximação com a realidade que o estudante de hoje experimenta. Trazendo reflexões como a de Tornaghi (2010) sobre tecnologia na escola e de Ninim (2008) sobre o papel da pesquisa na sala de aula, discutimos oportunidades de envolver os estudantes pelo recurso à internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar em geral, exemplificando e defendendo o papel de mediador que o professor exerce nessa nova configuração.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratórioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5723010.22456/1982-1654.57230Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57230/36455Braga, Diego VieiraMarroni, Fabiane VillelaFranco, Patricia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/57230Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
title Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
spellingShingle Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
Braga, Diego Vieira
Novas tecnologias. Internet. Língua portuguesa – Ensino. Prática de pesquisa.
Uso da internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar
title_short Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
title_full Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
title_fullStr Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
title_full_unstemmed Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
title_sort Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
author Braga, Diego Vieira
author_facet Braga, Diego Vieira
Marroni, Fabiane Villela
Franco, Patricia Pereira
author_role author
author2 Marroni, Fabiane Villela
Franco, Patricia Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Diego Vieira
Marroni, Fabiane Villela
Franco, Patricia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias. Internet. Língua portuguesa – Ensino. Prática de pesquisa.
Uso da internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar
topic Novas tecnologias. Internet. Língua portuguesa – Ensino. Prática de pesquisa.
Uso da internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar
description O objetivo do texto é levantar discussão sobre modos de a tecnologia comparecer em sala de aula como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas. Damos ênfase ao uso da internet e abordamos formas de explorar seu potencial de maneira que o professor conduza o processo de ensino-aprendizagem pela aproximação com a realidade que o estudante de hoje experimenta. Trazendo reflexões como a de Tornaghi (2010) sobre tecnologia na escola e de Ninim (2008) sobre o papel da pesquisa na sala de aula, discutimos oportunidades de envolver os estudantes pelo recurso à internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar em geral, exemplificando e defendendo o papel de mediador que o professor exerce nessa nova configuração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57230
10.22456/1982-1654.57230
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57230
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.57230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/57230/36455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183152451584