O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandra da Costa Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Lucicleide Araújo de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes.
id UFRGS-7_f2a13e1456ca0a4098bab99662bc6584
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/62540
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de AprendizagemEducação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributosFórum de discussão X Avaliação da aprendizagemO objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa; Instrumento: questionário misto; Análise: técnica de Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6254010.22456/1982-1654.62540Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540/39082Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alexandra da Costa SouzaAlves, Lucicleide Araújo de Sousa2016-12-03T05:01:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/62540Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
title O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
spellingShingle O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
Martins, Alexandra da Costa Souza
Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributos
Fórum de discussão X Avaliação da aprendizagem
title_short O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
title_full O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
title_fullStr O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
title_full_unstemmed O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
title_sort O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
author Martins, Alexandra da Costa Souza
author_facet Martins, Alexandra da Costa Souza
Alves, Lucicleide Araújo de Sousa
author_role author
author2 Alves, Lucicleide Araújo de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandra da Costa Souza
Alves, Lucicleide Araújo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributos
Fórum de discussão X Avaliação da aprendizagem
topic Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributos
Fórum de discussão X Avaliação da aprendizagem
description O objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa; Instrumento: questionário misto; Análise: técnica de Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540
10.22456/1982-1654.62540
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.62540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540/39082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438654722080768