O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. |
id |
UFRGS-7_f2a13e1456ca0a4098bab99662bc6584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/62540 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de AprendizagemEducação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributosFórum de discussão X Avaliação da aprendizagemO objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa; Instrumento: questionário misto; Análise: técnica de Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6254010.22456/1982-1654.62540Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540/39082Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Alexandra da Costa SouzaAlves, Lucicleide Araújo de Sousa2016-12-03T05:01:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/62540Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
title |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
spellingShingle |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem Martins, Alexandra da Costa Souza Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributos Fórum de discussão X Avaliação da aprendizagem |
title_short |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
title_full |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
title_fullStr |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
title_sort |
O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem |
author |
Martins, Alexandra da Costa Souza |
author_facet |
Martins, Alexandra da Costa Souza Alves, Lucicleide Araújo de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Lucicleide Araújo de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Alexandra da Costa Souza Alves, Lucicleide Araújo de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributos Fórum de discussão X Avaliação da aprendizagem |
topic |
Educação a distância. Online. Fórum. Avaliação. Listagem de atributos Fórum de discussão X Avaliação da aprendizagem |
description |
O objetivo deste estudo é analisar o fórum de discussão como instrumento avaliativo, segundo a percepção de estudantes e tutores de cursos na modalidade de educação a distância online. Para tanto, adotou-se pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o questionário misto e para análise deste, a técnica de Análise de Conteúdo. Ao longo da Discussão são apresentados critérios de avaliação em fórum de discussão considerados mais apropriados, segundo a percepção dos participantes do estudo, além de uma listagem de atributos ligados a aspectos positivos e negativos, os quais foram organizados em grandes áreas: aprendizagem, atuação, interação/participação, design instrucional e relação entre os participantes. Os resultados demonstraram que o fórum de discussão, embora tenha alguns aspectos considerados negativos, é um bom instrumento de avaliação que muito pode colaborar para maximizar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória por meio de abordagem qualitativa; Instrumento: questionário misto; Análise: técnica de Análise de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540 10.22456/1982-1654.62540 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.62540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62540/39082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183191248896 |