Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614 |
Resumo: | O ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica. |
id |
UFRGS-7_f2a6ec469ef322434b122a8bbb8f6793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102614 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino SuperiorAcademic AnalyticsAnálise da AprendizagemGestão AcadêmicaAcademic AnalyticsO ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionProtótipoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10261410.22456/1982-1654.102614Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614/59430Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Fábio JosendeCazella, Silvio Cézar2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/102614Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
title |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
spellingShingle |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior Paz, Fábio Josende Academic Analytics Análise da Aprendizagem Gestão Acadêmica Academic Analytics |
title_short |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
title_full |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
title_fullStr |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
title_sort |
Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior |
author |
Paz, Fábio Josende |
author_facet |
Paz, Fábio Josende Cazella, Silvio Cézar |
author_role |
author |
author2 |
Cazella, Silvio Cézar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Fábio Josende Cazella, Silvio Cézar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic Analytics Análise da Aprendizagem Gestão Acadêmica Academic Analytics |
topic |
Academic Analytics Análise da Aprendizagem Gestão Acadêmica Academic Analytics |
description |
O ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Protótipo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614 10.22456/1982-1654.102614 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.102614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614/59430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184181104640 |