Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Fábio Josende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cazella, Silvio Cézar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614
Resumo: O ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica.
id UFRGS-7_f2a6ec469ef322434b122a8bbb8f6793
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102614
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino SuperiorAcademic AnalyticsAnálise da AprendizagemGestão AcadêmicaAcademic AnalyticsO ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionProtótipoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10261410.22456/1982-1654.102614Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614/59430Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Fábio JosendeCazella, Silvio Cézar2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/102614Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
title Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
spellingShingle Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
Paz, Fábio Josende
Academic Analytics
Análise da Aprendizagem
Gestão Acadêmica
Academic Analytics
title_short Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
title_full Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
title_fullStr Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
title_full_unstemmed Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
title_sort Solução de Academic Analytics focado em Instituições Comunitárias de Ensino Superior
author Paz, Fábio Josende
author_facet Paz, Fábio Josende
Cazella, Silvio Cézar
author_role author
author2 Cazella, Silvio Cézar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Fábio Josende
Cazella, Silvio Cézar
dc.subject.por.fl_str_mv Academic Analytics
Análise da Aprendizagem
Gestão Acadêmica
Academic Analytics
topic Academic Analytics
Análise da Aprendizagem
Gestão Acadêmica
Academic Analytics
description O ambiente educacional está cada vez mais complexo e competitivo, muitos dados são gerados e necessitam ser tratados e interpretados com competência e agilidade. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar uma solução de Academic Analytics para apoiar a gestão de Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa teve abordagem exploratória e interpretativa. O método de pesquisa focou na prototipação. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura para identificar publicações acadêmicas focadas em Learning Analytics e Academic Analytics com foco em gestão acadêmica, por fim foi desenvolvido um protótipo de um sistema de Academic Analytics integrando técnicas de Learning Analytics, onde são apresentados indicadores importantes as Instituições Comunitárias de Ensino Superior organizados em painéis de fácil acesso, visualização e entendimento, evidenciando as possibilidades de apoio a gestão acadêmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Protótipo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614
10.22456/1982-1654.102614
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.102614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102614/59430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184181104640