Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473 |
Resumo: | Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. |
id |
UFRGS-7_f51ecb486ddcd6429d100fffd8186443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/38473 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativaTecnologiasObjetos de aprendizagemUso das TICEste estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3847310.22456/1982-1654.38473Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473/29977Dantas, Claudio SilvaGermano, Marcelo GomesMoita, Filomena GonçalvesLuna, Ewerton Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/38473Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
title |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa Dantas, Claudio Silva Tecnologias Objetos de aprendizagem Uso das TIC |
title_short |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
title_full |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
title_sort |
Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa |
author |
Dantas, Claudio Silva |
author_facet |
Dantas, Claudio Silva Germano, Marcelo Gomes Moita, Filomena Gonçalves Luna, Ewerton Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Germano, Marcelo Gomes Moita, Filomena Gonçalves Luna, Ewerton Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Claudio Silva Germano, Marcelo Gomes Moita, Filomena Gonçalves Luna, Ewerton Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Objetos de aprendizagem Uso das TIC |
topic |
Tecnologias Objetos de aprendizagem Uso das TIC |
description |
Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473 10.22456/1982-1654.38473 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.38473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473/29977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182730924032 |