Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Claudio Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Germano, Marcelo Gomes, Moita, Filomena Gonçalves, Luna, Ewerton Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473
Resumo: Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.
id UFRGS-7_f51ecb486ddcd6429d100fffd8186443
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/38473
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativaTecnologiasObjetos de aprendizagemUso das TICEste estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3847310.22456/1982-1654.38473Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473/29977Dantas, Claudio SilvaGermano, Marcelo GomesMoita, Filomena GonçalvesLuna, Ewerton Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/38473Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
title Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
spellingShingle Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
Dantas, Claudio Silva
Tecnologias
Objetos de aprendizagem
Uso das TIC
title_short Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
title_full Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
title_fullStr Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
title_sort Ensinar e aprender Física com auxílio dos recursos das TIC: enfoque na aprendizagem significativa
author Dantas, Claudio Silva
author_facet Dantas, Claudio Silva
Germano, Marcelo Gomes
Moita, Filomena Gonçalves
Luna, Ewerton Moraes
author_role author
author2 Germano, Marcelo Gomes
Moita, Filomena Gonçalves
Luna, Ewerton Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Claudio Silva
Germano, Marcelo Gomes
Moita, Filomena Gonçalves
Luna, Ewerton Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Objetos de aprendizagem
Uso das TIC
topic Tecnologias
Objetos de aprendizagem
Uso das TIC
description Este estudo traz reflexões acerca do uso das simulações e animações em uma perspectiva de intervenção didática no ensino de Física. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa e instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância do incentivo a participação dos estudantes através da valorização pelo professor da promoção da dialogicidade através do uso de mapas conceituais. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeito do conteúdo, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473
10.22456/1982-1654.38473
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.38473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/38473/29977
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182730924032