Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367 |
Resumo: | Ambientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente. |
id |
UFRGS-7_f686406ee5de6f2582ddc669ffc9f639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/80367 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencialAprendizagem MóvelAmbiente de AprendizagemExperimentoAprendizagem MóvelAmbientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExperimento Práticoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8036710.22456/1982-1654.80367Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367/50279Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Filho, Nemésio Freitas2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/80367Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
title |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
spellingShingle |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial Duarte Filho, Nemésio Freitas Aprendizagem Móvel Ambiente de Aprendizagem Experimento Aprendizagem Móvel |
title_short |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
title_full |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
title_fullStr |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
title_full_unstemmed |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
title_sort |
Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial |
author |
Duarte Filho, Nemésio Freitas |
author_facet |
Duarte Filho, Nemésio Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Filho, Nemésio Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Móvel Ambiente de Aprendizagem Experimento Aprendizagem Móvel |
topic |
Aprendizagem Móvel Ambiente de Aprendizagem Experimento Aprendizagem Móvel |
description |
Ambientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Experimento Prático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367 10.22456/1982-1654.80367 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.80367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367/50279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183567687680 |