Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Filho, Nemésio Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367
Resumo: Ambientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente.
id UFRGS-7_f686406ee5de6f2582ddc669ffc9f639
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/80367
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencialAprendizagem MóvelAmbiente de AprendizagemExperimentoAprendizagem MóvelAmbientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExperimento Práticoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8036710.22456/1982-1654.80367Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367/50279Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Filho, Nemésio Freitas2018-10-27T21:37:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/80367Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2018-10-27T21:37:01Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
title Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
spellingShingle Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
Duarte Filho, Nemésio Freitas
Aprendizagem Móvel
Ambiente de Aprendizagem
Experimento
Aprendizagem Móvel
title_short Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
title_full Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
title_fullStr Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
title_full_unstemmed Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
title_sort Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial
author Duarte Filho, Nemésio Freitas
author_facet Duarte Filho, Nemésio Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Filho, Nemésio Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Móvel
Ambiente de Aprendizagem
Experimento
Aprendizagem Móvel
topic Aprendizagem Móvel
Ambiente de Aprendizagem
Experimento
Aprendizagem Móvel
description Ambientes de aprendizagem móvel já estão sendo utilizados no contexto educacional para aumentar a colaboração e motivação frente aos seus usuários. Estes ambientes educacionais, sendo utilizados por meio de dispositivos móveis, estão integrando aspectos e diretrizes pedagógicas que facilitam o controle e o apoio das aulas, discussões, e diversas atividades educacionais. Entre eles, destaca-se o ambiente ICMC MLE, um ambiente virtual de aprendizagem móvel que, construído por meio de uma arquitetura de referência específica, permite maior mobilidade, flexibilidade e colaboração das práticas educacionais frente a aprendizes, tutores e professores. Este artigo tem como objetivo planejar e executar um experimento para analisar a aceitação e facilidade de uso do ICMC MLE frente a sua utilização por aprendizes como forma de apoio ao ensino presencial, onde serão apresentados os detalhes do planejamento, execução e análise dos dados, descrevendo os aspectos relevantes do experimento juntamente com os pontos positivos e negativos em relação à utilização prática do ambiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Experimento Prático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367
10.22456/1982-1654.80367
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.80367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367/50279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 21 No. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 21 n. 2 Mai/Ago (2018): ENSINO HÍBRIDO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE INFORMÁTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183567687680