Princípios da Performance Pedagógica dos Tutores da UAB/UFSM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schraiber, Rogério Tubias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87586
Resumo: Com foco na tutoria no ensino superior a distância realizamos um Estudo da Performance Pedagógica dos Tutores da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria, cujo objetivo é a identificação dos princípios que embasam a performance pedagógica dos tutores. A base teórica está centrada nos Estudos da Performance na Performance Docente (MALLMANN, 2008). Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos inseridos em um Estudo de Caso, desenvolvido entre 2016-2017, com uso de questionários online. A Análise Textual Discursiva orientou a análise dos dados em três etapas: unitarização, categorização e novo emergente. Como resultado, apontamos três categorias: a Fluência Tecnológico-Pedagógica, a Invenção Pedagógica e a Interação. Conclusivamente, afirmamos essas categorias como princípios da Performance Pedagógica Tutores que potencializam e embasam o Processo Ensino-Aprendizagem com transformação, intervenção e produção de conhecimento.
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