Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ciléia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sauerwein, Ricardo Andreas, Correia, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos.
id UFRGS-7_fc52ca77bb394d8e17d2b168a4e37407
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/95322
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino MédioLeitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC.Leitura e Interpretação no Ensino de QuímicaNeste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise das Atividades de Leitura e Escrita desenvolvidasapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9532210.22456/1982-1654.95322Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322/59369Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, CiléiaSauerwein, Ricardo AndreasCorreia, Daniele2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/95322Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
title Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
spellingShingle Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
Rodrigues, Ciléia
Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC.
Leitura e Interpretação no Ensino de Química
title_short Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
title_full Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
title_fullStr Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
title_full_unstemmed Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
title_sort Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
author Rodrigues, Ciléia
author_facet Rodrigues, Ciléia
Sauerwein, Ricardo Andreas
Correia, Daniele
author_role author
author2 Sauerwein, Ricardo Andreas
Correia, Daniele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ciléia
Sauerwein, Ricardo Andreas
Correia, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC.
Leitura e Interpretação no Ensino de Química
topic Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC.
Leitura e Interpretação no Ensino de Química
description Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise das Atividades de Leitura e Escrita desenvolvidas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322
10.22456/1982-1654.95322
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.95322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322/59369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184153841664