Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos. |
id |
UFRGS-7_fc52ca77bb394d8e17d2b168a4e37407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/95322 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino MédioLeitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC.Leitura e Interpretação no Ensino de QuímicaNeste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise das Atividades de Leitura e Escrita desenvolvidasapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9532210.22456/1982-1654.95322Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile LearningInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322/59369Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, CiléiaSauerwein, Ricardo AndreasCorreia, Daniele2021-03-14T20:38:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/95322Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:38:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
title |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
spellingShingle |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio Rodrigues, Ciléia Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC. Leitura e Interpretação no Ensino de Química |
title_short |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
title_full |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
title_fullStr |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
title_sort |
Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio |
author |
Rodrigues, Ciléia |
author_facet |
Rodrigues, Ciléia Sauerwein, Ricardo Andreas Correia, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Sauerwein, Ricardo Andreas Correia, Daniele |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ciléia Sauerwein, Ricardo Andreas Correia, Daniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC. Leitura e Interpretação no Ensino de Química |
topic |
Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC. Leitura e Interpretação no Ensino de Química |
description |
Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise das Atividades de Leitura e Escrita desenvolvidas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322 10.22456/1982-1654.95322 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.95322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322/59369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 2 Mai/Ago (2020): Games, Gamificação e Mobile Learning 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184153841664 |