Spaces for art: places in continuous redefinition
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Questão (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2981 |
Resumo: | Through the history of museums and collectionism, a great variety of spaces where cultural objects are protected, conserved, sheltered or stored has proliferated. In spite of that, the artistic patrimony of communities continues being the support to its memory as a collectivity. Since the Greek sanctuaries dedicated to the Muses until contemporary museums and art centers, protected artistic collections have been transformed into support to the transmission of ideas and knowledge. Not only physical spaces (temples, academies, galleries, palaces and salons) but also virtual spaces (museums and galleries in the web) have kept the same finality: to conserve, study and diffuse artistic manifestations of cultures. More than two centuries have passed since the creation of the first contemporary art museum that was conceived as a place for conservation, study and diffusion of art created in its time; and more than one century since Ducahmp included his artwork “Fountain” in Armory Show, since then art museums have redefined themselves along with the object they should protect. |
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Spaces for art: places in continuous redefinitionEspaços para a arte: lugares em continua redefiniçãoEspaços para a arte: lugares em contínua redefiniçãoArte. Museu. Colecionismo.ArtMuseumCollectionismArteMuseuColecionismoThrough the history of museums and collectionism, a great variety of spaces where cultural objects are protected, conserved, sheltered or stored has proliferated. In spite of that, the artistic patrimony of communities continues being the support to its memory as a collectivity. Since the Greek sanctuaries dedicated to the Muses until contemporary museums and art centers, protected artistic collections have been transformed into support to the transmission of ideas and knowledge. Not only physical spaces (temples, academies, galleries, palaces and salons) but also virtual spaces (museums and galleries in the web) have kept the same finality: to conserve, study and diffuse artistic manifestations of cultures. More than two centuries have passed since the creation of the first contemporary art museum that was conceived as a place for conservation, study and diffusion of art created in its time; and more than one century since Ducahmp included his artwork “Fountain” in Armory Show, since then art museums have redefined themselves along with the object they should protect.Através da história do museu e do colecionismo se proliferou uma grande variedade de espaços onde se protegem, conservam, resguardam ou armazenam os objetos de interese cultural e, apesar disso, o patrimônio artístico das comunidades continua sendo suporte de sua memória como coletividade. Desde os santuários gregos dedicados às Musas até os museus e centros de arte atuais, as coleções artísticas protegidas tem se transformado em suporte para a transmisão de idéias e de conhecimentos. Tanto os espaços físicos (templos, academias, galerias, palácios e salões) quanto os espaços virtuais (museus e galerias em rede) tem mantido a mesma finalidade: conservar, estudar e difundir as manifestações artísticas das culturas. Passaram-se mais de dois séculos desde a criação do primeiro museu de arte contemporânea concebido como lugar de conservação, estudo e difusão da arte criada em sua contemporaneidade; e mais de um século desde que Duchamp incluiu sua obra “Fonte” no Armory Show, desde então o museu de arte se redefine junto ao objeto que deveria proteger.Através da história do museu e do colecionismo se proliferou uma grande variedade de espaços onde se protegem, conservam, resguardam ou armazenam os objetos de interesse cultural e, apesar disso, o patrimônio artístico das comunidades continua sendo suporte de sua memória como coletividade. Desde os santuários gregos dedicados às Musas até os museus e centros de arte atuais, as coleções artísticas protegidas tem se transformado em suporte para a transmisão de idéias e de conhecimentos. Tanto os espaços físicos (templos, academias, galerias, palácios e salões) quanto os espaços virtuais (museus e galerias em rede) têm mantido a mesma finalidade: conservar, estudar e difundir as manifestações artísticas das culturas. Passaram-se mais de dois séculos desde a criação do primeiro museu de arte contemporânea concebido como lugar de conservação, estudo e difusão da arte criada em sua contemporaneidade; e mais de um século desde que Duchamp incluiu sua obra “Fonte” no Armory Show, desde então o museu de arte se redefine junto ao objeto que deveria proteger.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Porto Alegre/RS)2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2981Em Questão; Vol. 13 No. 2 (2007); 225-233Em Questão; Vol. 13 Núm. 2 (2007); 225-233Em Questão; v. 13 n. 2 (2007); 225-2331808-52451807-8893reponame:Em Questão (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2981/2018https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2981/2034Copyright (c) 2007 Eloísa Alisalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlisal, Eloísa2023-11-20T15:43:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/2981Revistahttps://seer.ufrgs.br/emquestao/PUBhttps://seer.ufrgs.br/EmQuestao/oaiemquestao@ufrgs.br||emquestao@ufrgs.br1808-52451807-8893opendoar:2023-11-20T15:43:32Em Questão (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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