Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Rui Gomes de Mattos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8018
Resumo: Neste ensaio refletimos acerca do potencial antagonístico de ações político-pedagógicas. Procedemos – pensando na articulação entre modelos de democracia e tradições políticas – a uma breve análise da emergência dos sistemas públicos de ensino vis-à-vis o processo de estruturação dos Estados nacionais. Estabelecemos, a partir de uma comparação crítica entre as experiências político- pedagógicas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vínculos epistemológicos entre educação, política, economia e cultura. Formulamos nossa crítica à noção republicana de unicidade do espaço público, para concluir que a construção de espaços político-culturais relativamente autônomos em relação à institucionalidade democrática é uma condição de possibilidade para a emergência de práticas político-pedagógicas antagonísticas.
id UFRGS-9_04d33d920cda260cff2445d6d5aeb2fd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8018
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.Escola Pública. Movimentos Sociais. Narrativa. Democracia. Antagonismo. Neste ensaio refletimos acerca do potencial antagonístico de ações político-pedagógicas. Procedemos – pensando na articulação entre modelos de democracia e tradições políticas – a uma breve análise da emergência dos sistemas públicos de ensino vis-à-vis o processo de estruturação dos Estados nacionais. Estabelecemos, a partir de uma comparação crítica entre as experiências político- pedagógicas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vínculos epistemológicos entre educação, política, economia e cultura. Formulamos nossa crítica à noção republicana de unicidade do espaço público, para concluir que a construção de espaços político-culturais relativamente autônomos em relação à institucionalidade democrática é uma condição de possibilidade para a emergência de práticas político-pedagógicas antagonísticas.FACED - UFRGS2010-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8018Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 2 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 2 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8018/9461Mesquita, Rui Gomes de Mattosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:17:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/8018Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:17:49Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
title Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
spellingShingle Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
Mesquita, Rui Gomes de Mattos
Escola Pública. Movimentos Sociais. Narrativa. Democracia. Antagonismo.
title_short Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
title_full Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
title_fullStr Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
title_full_unstemmed Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
title_sort Movimentos Sociais e Escola Pública: uma metodologia para analisar projetos político-pedagógicos antagonísticos.
author Mesquita, Rui Gomes de Mattos
author_facet Mesquita, Rui Gomes de Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Rui Gomes de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública. Movimentos Sociais. Narrativa. Democracia. Antagonismo.
topic Escola Pública. Movimentos Sociais. Narrativa. Democracia. Antagonismo.
description Neste ensaio refletimos acerca do potencial antagonístico de ações político-pedagógicas. Procedemos – pensando na articulação entre modelos de democracia e tradições políticas – a uma breve análise da emergência dos sistemas públicos de ensino vis-à-vis o processo de estruturação dos Estados nacionais. Estabelecemos, a partir de uma comparação crítica entre as experiências político- pedagógicas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vínculos epistemológicos entre educação, política, economia e cultura. Formulamos nossa crítica à noção republicana de unicidade do espaço público, para concluir que a construção de espaços político-culturais relativamente autônomos em relação à institucionalidade democrática é uma condição de possibilidade para a emergência de práticas político-pedagógicas antagonísticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8018
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8018/9461
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 2 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 2 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983654244352