Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393
Resumo: Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação.
id UFRGS-9_05f43ed18de3d6b5d5c22ed0deb5741b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55393
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Dollcurrículopós-modernidadeciências naturaisciências sociais.Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação.FACED - UFRGS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393/33672Lopes, Alice Ribeiro CasimiroMacedo, Elizabeth Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/55393Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
title Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
spellingShingle Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
currículo
pós-modernidade
ciências naturais
ciências sociais.
title_short Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
title_full Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
title_fullStr Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
title_full_unstemmed Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
title_sort Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
author Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
author_facet Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Macedo, Elizabeth Fernandes de
author_role author
author2 Macedo, Elizabeth Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Macedo, Elizabeth Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
pós-modernidade
ciências naturais
ciências sociais.
topic currículo
pós-modernidade
ciências naturais
ciências sociais.
description Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393/33672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)
Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766986310287360