Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393 |
Resumo: | Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação. |
id |
UFRGS-9_05f43ed18de3d6b5d5c22ed0deb5741b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55393 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Dollcurrículopós-modernidadeciências naturaisciências sociais.Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação.FACED - UFRGS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393/33672Lopes, Alice Ribeiro CasimiroMacedo, Elizabeth Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/55393Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
title |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
spellingShingle |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll Lopes, Alice Ribeiro Casimiro currículo pós-modernidade ciências naturais ciências sociais. |
title_short |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
title_full |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
title_fullStr |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
title_full_unstemmed |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
title_sort |
Das ciências naturais às ciências sociais: o currículo segundo William Doll |
author |
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro |
author_facet |
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro Macedo, Elizabeth Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Elizabeth Fernandes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro Macedo, Elizabeth Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo pós-modernidade ciências naturais ciências sociais. |
topic |
currículo pós-modernidade ciências naturais ciências sociais. |
description |
Argumentamos que a incorporação de modelos das ciências naturais às ciências sociais não pode ser tomada como não-positivista apenas porque os modelos incorporados são, em seu contexto de produção, críticos ao positivismo mecanicista do século XIX. Utilizamos o livro de WilIiam DolI, Currículo - uma perspectiva pós-moderna, como exemplo de uma transposição que vem se acentuando no campo da educação: princípios teóricos das ciências do século XX, a exemplo da mecânica quântica, da teoria do caos e da fisica dos processos longe do equilíbrio, são incorporados à discussão das ciências sociais e tratados como fundamentos de uma guinada rumo à pós-modernidade. A análise que Boaventura de Souza Santos faz dos processos de desdogmatização da ciência e das relações entre ciências sociais e ciências naturais é a base de nossa argumentação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55393/33672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999) Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766986310287360 |