Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427 |
Resumo: | Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento. |
id |
UFRGS-9_1f5307a1dacc06858e28b2fce410c662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25427 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentosFoucaultacontecimentodescontinuidadepesquisa em educação.Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento.FACED - UFRGS2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427/14753Bueno Fischer, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T13:58:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/25427Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T13:58:31Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
title |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
spellingShingle |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos Bueno Fischer, Rosa Maria Foucault acontecimento descontinuidade pesquisa em educação. |
title_short |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
title_full |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
title_fullStr |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
title_full_unstemmed |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
title_sort |
Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos |
author |
Bueno Fischer, Rosa Maria |
author_facet |
Bueno Fischer, Rosa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno Fischer, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault acontecimento descontinuidade pesquisa em educação. |
topic |
Foucault acontecimento descontinuidade pesquisa em educação. |
description |
Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427/14753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004) Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984858009600 |