Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno Fischer, Rosa Maria
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427
Resumo: Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento.
id UFRGS-9_1f5307a1dacc06858e28b2fce410c662
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25427
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentosFoucaultacontecimentodescontinuidadepesquisa em educação.Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento.FACED - UFRGS2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427/14753Bueno Fischer, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T13:58:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/25427Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T13:58:31Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
title Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
spellingShingle Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
Bueno Fischer, Rosa Maria
Foucault
acontecimento
descontinuidade
pesquisa em educação.
title_short Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
title_full Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
title_fullStr Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
title_full_unstemmed Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
title_sort Na Companhia de Foucault: multiplicar acontecimentos
author Bueno Fischer, Rosa Maria
author_facet Bueno Fischer, Rosa Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno Fischer, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault
acontecimento
descontinuidade
pesquisa em educação.
topic Foucault
acontecimento
descontinuidade
pesquisa em educação.
description Discuto no artigo alguns tópicos dos ditos e escritos de Foucault, identificados como rica herança para o cotidiano de uma pesquisadora em educação. Trato principalmente do modo foucaultiano de investigação e escrita: a relevância das descontinuidades históricas; o trabalho de multiplicação dos sujeitos e dos discursos, tomados como acontecimentos; a complexidade dos enunciados, para além de representações e interpretações; a importância da problematização do presente; a entrega às transformações do percurso de investigação e do próprio pensamento.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25427/14753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)
Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984858009600