Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social. |
id |
UFRGS-9_2e8517b32e2f1f5f59e32431593c9f1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/16999 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sulEducação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.FACED - UFRGS2011-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999/12915Moretti, Cheron ZaniniAdams, Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/16999Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
title |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
spellingShingle |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul Moretti, Cheron Zanini Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul. |
title_short |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
title_full |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
title_fullStr |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
title_full_unstemmed |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
title_sort |
Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul |
author |
Moretti, Cheron Zanini |
author_facet |
Moretti, Cheron Zanini Adams, Telmo |
author_role |
author |
author2 |
Adams, Telmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Cheron Zanini Adams, Telmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul. |
topic |
Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul. |
description |
O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999/12915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011) Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984433336320 |