Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202 |
Resumo: | O presente artigo propõe-se a demarcar a necessidade de problematização, no domínio da pesquisa educacional, de certas abordagens de matriz foucaultiana circunscritas à descrição dos efeitos do poder disciplinar nas práticas escolares, em favor de um giro analítico englobador que se volte precisamente para os processos de governamentalização aí em curso. Contemplando quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a discussão aponta para o fato de que as práticas escolares contemporâneas têm operado deslocamentos múltiplos em relação à variabilidade do espectro normalizador das ações escolares, conjugando tecnologias pedagógicas e psicológicas de modo a promover uma articulação psicologizante entre as práticas de si e os acontecimentos escolares cotidianos. |
id |
UFRGS-9_2eba99ae51889f0f0ab9a6fa33129359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8202 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativasGovernamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. PsicologizaçãoO presente artigo propõe-se a demarcar a necessidade de problematização, no domínio da pesquisa educacional, de certas abordagens de matriz foucaultiana circunscritas à descrição dos efeitos do poder disciplinar nas práticas escolares, em favor de um giro analítico englobador que se volte precisamente para os processos de governamentalização aí em curso. Contemplando quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a discussão aponta para o fato de que as práticas escolares contemporâneas têm operado deslocamentos múltiplos em relação à variabilidade do espectro normalizador das ações escolares, conjugando tecnologias pedagógicas e psicológicas de modo a promover uma articulação psicologizante entre as práticas de si e os acontecimentos escolares cotidianos.FACED - UFRGS2009-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202/5530Ribeiro, Cintya ReginaAquino, Julio Groppainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8202Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
title |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
spellingShingle |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas Ribeiro, Cintya Regina Governamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. Psicologização |
title_short |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
title_full |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
title_fullStr |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
title_full_unstemmed |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
title_sort |
Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas |
author |
Ribeiro, Cintya Regina |
author_facet |
Ribeiro, Cintya Regina Aquino, Julio Groppa |
author_role |
author |
author2 |
Aquino, Julio Groppa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cintya Regina Aquino, Julio Groppa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. Psicologização |
topic |
Governamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. Psicologização |
description |
O presente artigo propõe-se a demarcar a necessidade de problematização, no domínio da pesquisa educacional, de certas abordagens de matriz foucaultiana circunscritas à descrição dos efeitos do poder disciplinar nas práticas escolares, em favor de um giro analítico englobador que se volte precisamente para os processos de governamentalização aí em curso. Contemplando quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a discussão aponta para o fato de que as práticas escolares contemporâneas têm operado deslocamentos múltiplos em relação à variabilidade do espectro normalizador das ações escolares, conjugando tecnologias pedagógicas e psicológicas de modo a promover uma articulação psicologizante entre as práticas de si e os acontecimentos escolares cotidianos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202/5530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009) Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766983656341504 |