Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cintya Regina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Aquino, Julio Groppa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202
Resumo: O presente artigo propõe-se a demarcar a necessidade de problematização, no domínio da pesquisa educacional, de certas abordagens de matriz foucaultiana circunscritas à descrição dos efeitos do poder disciplinar nas práticas escolares, em favor de um giro analítico englobador que se volte precisamente para os processos de governamentalização aí em curso. Contemplando quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a discussão aponta para o fato de que as práticas escolares contemporâneas têm operado deslocamentos múltiplos em relação à variabilidade do espectro normalizador das ações escolares, conjugando tecnologias pedagógicas e psicológicas de modo a promover uma articulação psicologizante entre as práticas de si e os acontecimentos escolares cotidianos.
id UFRGS-9_2eba99ae51889f0f0ab9a6fa33129359
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8202
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativasGovernamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. PsicologizaçãoO presente artigo propõe-se a demarcar a necessidade de problematização, no domínio da pesquisa educacional, de certas abordagens de matriz foucaultiana circunscritas à descrição dos efeitos do poder disciplinar nas práticas escolares, em favor de um giro analítico englobador que se volte precisamente para os processos de governamentalização aí em curso. Contemplando quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a discussão aponta para o fato de que as práticas escolares contemporâneas têm operado deslocamentos múltiplos em relação à variabilidade do espectro normalizador das ações escolares, conjugando tecnologias pedagógicas e psicológicas de modo a promover uma articulação psicologizante entre as práticas de si e os acontecimentos escolares cotidianos.FACED - UFRGS2009-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202/5530Ribeiro, Cintya ReginaAquino, Julio Groppainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8202Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
title Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
spellingShingle Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
Ribeiro, Cintya Regina
Governamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. Psicologização
title_short Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
title_full Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
title_fullStr Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
title_full_unstemmed Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
title_sort Processos de governamentalização e a atualidade educacional: novas modulações normativas
author Ribeiro, Cintya Regina
author_facet Ribeiro, Cintya Regina
Aquino, Julio Groppa
author_role author
author2 Aquino, Julio Groppa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cintya Regina
Aquino, Julio Groppa
dc.subject.por.fl_str_mv Governamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. Psicologização
topic Governamentalidade. Processos de governamentalização. Normalização. Psicologização
description O presente artigo propõe-se a demarcar a necessidade de problematização, no domínio da pesquisa educacional, de certas abordagens de matriz foucaultiana circunscritas à descrição dos efeitos do poder disciplinar nas práticas escolares, em favor de um giro analítico englobador que se volte precisamente para os processos de governamentalização aí em curso. Contemplando quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a discussão aponta para o fato de que as práticas escolares contemporâneas têm operado deslocamentos múltiplos em relação à variabilidade do espectro normalizador das ações escolares, conjugando tecnologias pedagógicas e psicológicas de modo a promover uma articulação psicologizante entre as práticas de si e os acontecimentos escolares cotidianos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8202/5530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)
Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983656341504