O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Anne Carolina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9354
Resumo: As crianças muito têm a dizer sobre a cultura societal na qual estão inseridas. Por meio de seus saberes, elas nos permitem conhecer não apenas seus hábitos, cotidianos e brincadeiras, mas, também, um amplo conjunto de conhecimentos sobre a sociedade em que vivem. Nesta pesquisa, um grupo de dezesseis meninos e meninas da periferia de Porto Alegre é chamado a colocar em relevo seus conhecimentos sobre a velhice, trazendo à tona, por meio de discussões realizadas em encontros de grupo focal, como o velho é concebido e representado na contemporaneidade. Os saberes das crianças fazem referência a um amplo currículo cultural que produz e legitima enunciados discursivos sobre o corpo que envelhece. Enunciados que, ao relacionarem o corpo-velho a determinados atributos, acabam por controlar seus modos de ser, de fazer e de viver.
id UFRGS-9_2f2d5f307a3daf8fac4f4e76dab73bcd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9354
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das criançasInfância. Velhice. CorpoAs crianças muito têm a dizer sobre a cultura societal na qual estão inseridas. Por meio de seus saberes, elas nos permitem conhecer não apenas seus hábitos, cotidianos e brincadeiras, mas, também, um amplo conjunto de conhecimentos sobre a sociedade em que vivem. Nesta pesquisa, um grupo de dezesseis meninos e meninas da periferia de Porto Alegre é chamado a colocar em relevo seus conhecimentos sobre a velhice, trazendo à tona, por meio de discussões realizadas em encontros de grupo focal, como o velho é concebido e representado na contemporaneidade. Os saberes das crianças fazem referência a um amplo currículo cultural que produz e legitima enunciados discursivos sobre o corpo que envelhece. Enunciados que, ao relacionarem o corpo-velho a determinados atributos, acabam por controlar seus modos de ser, de fazer e de viver. FACED - UFRGS2009-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9354Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9354/5544Ramos, Anne Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/9354Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:31Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
title O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
spellingShingle O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
Ramos, Anne Carolina
Infância. Velhice. Corpo
title_short O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
title_full O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
title_fullStr O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
title_full_unstemmed O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
title_sort O Corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças
author Ramos, Anne Carolina
author_facet Ramos, Anne Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Anne Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Velhice. Corpo
topic Infância. Velhice. Corpo
description As crianças muito têm a dizer sobre a cultura societal na qual estão inseridas. Por meio de seus saberes, elas nos permitem conhecer não apenas seus hábitos, cotidianos e brincadeiras, mas, também, um amplo conjunto de conhecimentos sobre a sociedade em que vivem. Nesta pesquisa, um grupo de dezesseis meninos e meninas da periferia de Porto Alegre é chamado a colocar em relevo seus conhecimentos sobre a velhice, trazendo à tona, por meio de discussões realizadas em encontros de grupo focal, como o velho é concebido e representado na contemporaneidade. Os saberes das crianças fazem referência a um amplo currículo cultural que produz e legitima enunciados discursivos sobre o corpo que envelhece. Enunciados que, ao relacionarem o corpo-velho a determinados atributos, acabam por controlar seus modos de ser, de fazer e de viver.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9354
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9354/5544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)
Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984047460352