A Educação Profissional nos PPAs dos Governos FHC e Lula.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/10198 |
Resumo: | O objetivo deste texto é discutir os planejamentos plurianuais realizados no período dogoverno de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro governo de Luiz Inácio Lula daSilva, com destaque para a análise das políticas para a educação profissional do Brasil,sob o olhar das mudanças socioinstitucionais ocorridas no período, e também o caráterdescentralizado das políticas adotadas. Para o alcance desse objetivo foi desenvolvidauma análise dos documentos oficiais dos planejamentos plurianuais produzidos duranteo período de 1995-2007, além da análise de estudos de relatórios técnicos do IPEAsobre a matéria. A leitura desses relatórios justifica-se pela participação de técnicos doIPEA na elaboração e na avaliação dos PPAs. O artigo conclui que há um padrão deregulação no quadro das políticas de educação profissional após os anos 1990, centradona adoção de políticas descentralizadas (de transferências de responsabilidades) e focadona população em risco social. |
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A Educação Profissional nos PPAs dos Governos FHC e Lula.Educação Profissional. Planejamento. Descentralização. Democracia.O objetivo deste texto é discutir os planejamentos plurianuais realizados no período dogoverno de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro governo de Luiz Inácio Lula daSilva, com destaque para a análise das políticas para a educação profissional do Brasil,sob o olhar das mudanças socioinstitucionais ocorridas no período, e também o caráterdescentralizado das políticas adotadas. Para o alcance desse objetivo foi desenvolvidauma análise dos documentos oficiais dos planejamentos plurianuais produzidos duranteo período de 1995-2007, além da análise de estudos de relatórios técnicos do IPEAsobre a matéria. A leitura desses relatórios justifica-se pela participação de técnicos doIPEA na elaboração e na avaliação dos PPAs. O artigo conclui que há um padrão deregulação no quadro das políticas de educação profissional após os anos 1990, centradona adoção de políticas descentralizadas (de transferências de responsabilidades) e focadona população em risco social.FACED - UFRGS2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/10198Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/10198/10283Ferreira, Eliza Bartolozziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/10198Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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