Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Machado, Carmen Lucia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bergamaschi, Maria Aparecida, Ribeiro, Marlene, Ribeiro Pardo, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141
Resumo: Neste artigo propomo-nos a refletir sobre a viabilidade de um trabalho interdisciplinar no curso de Pedagogia, a partir de uma experiência que vimos realizando desde 1998, com as disciplinas Sociologia, História, Filosofia – da Educação – e Metodologia da Pesquisa II, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é averiguar que desafios estão colocados para uma prática interdisciplinar nos cursos de formação de professores. A experiência permitenos pensar o ensino, a pesquisa e a extensão, articulados em uma perspectiva interdisciplinar, no que diz respeito tanto à reconstrução da teoria que sustenta a experiência, quanto à possibilidade de infundir vida, atualidade e concretude a essa teoria.
id UFRGS-9_302f5ebad9f3ffbd5faf3484d137466c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26141
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professoresinterdisciplinaridadeformação de professorestrabalho docentesolidariedade.Neste artigo propomo-nos a refletir sobre a viabilidade de um trabalho interdisciplinar no curso de Pedagogia, a partir de uma experiência que vimos realizando desde 1998, com as disciplinas Sociologia, História, Filosofia – da Educação – e Metodologia da Pesquisa II, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é averiguar que desafios estão colocados para uma prática interdisciplinar nos cursos de formação de professores. A experiência permitenos pensar o ensino, a pesquisa e a extensão, articulados em uma perspectiva interdisciplinar, no que diz respeito tanto à reconstrução da teoria que sustenta a experiência, quanto à possibilidade de infundir vida, atualidade e concretude a essa teoria.FACED - UFRGS2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 2 (2001)Educação & Realidade; v. 26 n. 2 (2001)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141/15256Bezerra Machado, Carmen LuciaBergamaschi, Maria AparecidaRibeiro, MarleneRibeiro Pardo, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-02T00:50:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/26141Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-08-02T00:50Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
title Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
spellingShingle Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
Bezerra Machado, Carmen Lucia
interdisciplinaridade
formação de professores
trabalho docente
solidariedade.
title_short Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
title_full Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
title_fullStr Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
title_sort Interdisciplinaridade como Solidariedade: desafio à formação de professores
author Bezerra Machado, Carmen Lucia
author_facet Bezerra Machado, Carmen Lucia
Bergamaschi, Maria Aparecida
Ribeiro, Marlene
Ribeiro Pardo, Eliane
author_role author
author2 Bergamaschi, Maria Aparecida
Ribeiro, Marlene
Ribeiro Pardo, Eliane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra Machado, Carmen Lucia
Bergamaschi, Maria Aparecida
Ribeiro, Marlene
Ribeiro Pardo, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
formação de professores
trabalho docente
solidariedade.
topic interdisciplinaridade
formação de professores
trabalho docente
solidariedade.
description Neste artigo propomo-nos a refletir sobre a viabilidade de um trabalho interdisciplinar no curso de Pedagogia, a partir de uma experiência que vimos realizando desde 1998, com as disciplinas Sociologia, História, Filosofia – da Educação – e Metodologia da Pesquisa II, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo é averiguar que desafios estão colocados para uma prática interdisciplinar nos cursos de formação de professores. A experiência permitenos pensar o ensino, a pesquisa e a extensão, articulados em uma perspectiva interdisciplinar, no que diz respeito tanto à reconstrução da teoria que sustenta a experiência, quanto à possibilidade de infundir vida, atualidade e concretude a essa teoria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/26141/15256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 2 (2001)
Educação & Realidade; v. 26 n. 2 (2001)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766985189359616