Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641
Resumo: Como pensar a educação e a formação docente a partir das contribuições de Foucault e Nietzsche sobre a estética da existência? Como esta forma estética de vida pode nos ajudar a pensar uma docência que seja mais artista? Neste artigo, problematizo estas questões, ao explorar a idéia da estética da existência a partir de Friedrich Nietzsche e seus livros O nascimento da tragédia eA gaia ciência, e de Michel Foucault, na última parte de sua produção teórica, referente aos últimos dois volumes da História da Sexualidade (O uso dos prazeres e O cuidado de si) e de algumas entrevistas. A partir destes autores discuto a possibilidade de uma ética docente que também passe pela estética de si mesmo. Uma estética de si que não prescinda de forma supostamente narcísica do outro, mas ao contrário, que se alimente da relação com os outros.
id UFRGS-9_69a0dd058a92311cba065064a6446cf2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25641
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docênciaFormação docenteestética da existênciaéticaNietzscheFoucaultComo pensar a educação e a formação docente a partir das contribuições de Foucault e Nietzsche sobre a estética da existência? Como esta forma estética de vida pode nos ajudar a pensar uma docência que seja mais artista? Neste artigo, problematizo estas questões, ao explorar a idéia da estética da existência a partir de Friedrich Nietzsche e seus livros O nascimento da tragédia eA gaia ciência, e de Michel Foucault, na última parte de sua produção teórica, referente aos últimos dois volumes da História da Sexualidade (O uso dos prazeres e O cuidado de si) e de algumas entrevistas. A partir destes autores discuto a possibilidade de uma ética docente que também passe pela estética de si mesmo. Uma estética de si que não prescinda de forma supostamente narcísica do outro, mas ao contrário, que se alimente da relação com os outros.FACED - UFRGS2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641/14979Loponte, Luciana Gruppelliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:20:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/25641Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:20:17Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
title Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
spellingShingle Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
Loponte, Luciana Gruppelli
Formação docente
estética da existência
ética
Nietzsche
Foucault
title_short Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
title_full Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
title_fullStr Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
title_full_unstemmed Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
title_sort Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
estética da existência
ética
Nietzsche
Foucault
topic Formação docente
estética da existência
ética
Nietzsche
Foucault
description Como pensar a educação e a formação docente a partir das contribuições de Foucault e Nietzsche sobre a estética da existência? Como esta forma estética de vida pode nos ajudar a pensar uma docência que seja mais artista? Neste artigo, problematizo estas questões, ao explorar a idéia da estética da existência a partir de Friedrich Nietzsche e seus livros O nascimento da tragédia eA gaia ciência, e de Michel Foucault, na última parte de sua produção teórica, referente aos últimos dois volumes da História da Sexualidade (O uso dos prazeres e O cuidado de si) e de algumas entrevistas. A partir destes autores discuto a possibilidade de uma ética docente que também passe pela estética de si mesmo. Uma estética de si que não prescinda de forma supostamente narcísica do outro, mas ao contrário, que se alimente da relação com os outros.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641/14979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 28 No. 2 (2003)
Educação & Realidade; v. 28 n. 2 (2003)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984867446784