Linguagem e Pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolle, Jean-Marie
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640
Resumo: A partir do momento em que se manifesta  na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear. E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio. Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta  palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais. Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua. A criança não se lembra da  linguagem,  mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade.
id UFRGS-9_7374da08992b87409f98fac6779e0ff6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12640
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Linguagem e PensamentoSignificante-significado. Comunicação-expressão. Linguagem-pensamento.A partir do momento em que se manifesta  na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear. E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio. Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta  palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais. Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua. A criança não se lembra da  linguagem,  mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade.FACED - UFRGS2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640/10288Dolle, Jean-Marieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/12640Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem e Pensamento
title Linguagem e Pensamento
spellingShingle Linguagem e Pensamento
Dolle, Jean-Marie
Significante-significado. Comunicação-expressão. Linguagem-pensamento.
title_short Linguagem e Pensamento
title_full Linguagem e Pensamento
title_fullStr Linguagem e Pensamento
title_full_unstemmed Linguagem e Pensamento
title_sort Linguagem e Pensamento
author Dolle, Jean-Marie
author_facet Dolle, Jean-Marie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolle, Jean-Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Significante-significado. Comunicação-expressão. Linguagem-pensamento.
topic Significante-significado. Comunicação-expressão. Linguagem-pensamento.
description A partir do momento em que se manifesta  na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear. E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio. Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta  palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais. Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua. A criança não se lembra da  linguagem,  mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640/10288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984112472064