Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvani, Mara Aparecida Magero
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448
Resumo: O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.
id UFRGS-9_7c6796368a8330c8977725e89e49fa65
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12448
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escolaleituraensino de artes visuaiseducação patrimonialcidade e escola.O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.FACED - UFRGS2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 2 (2005)Educação & Realidade; v. 30 n. 2 (2005)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448/7364Galvani, Mara Aparecida Mageroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-21T18:00:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/12448Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2017-02-21T18:00:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
title Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
spellingShingle Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
Galvani, Mara Aparecida Magero
leitura
ensino de artes visuais
educação patrimonial
cidade e escola.
title_short Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
title_full Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
title_fullStr Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
title_full_unstemmed Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
title_sort Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola
author Galvani, Mara Aparecida Magero
author_facet Galvani, Mara Aparecida Magero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvani, Mara Aparecida Magero
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
ensino de artes visuais
educação patrimonial
cidade e escola.
topic leitura
ensino de artes visuais
educação patrimonial
cidade e escola.
description O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448/7364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 2 (2005)
Educação & Realidade; v. 30 n. 2 (2005)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984099889152