A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801 |
Resumo: | Neste artigo debate-se a relevância de alguns modos de olhar, questionar e desvendar que tomam a vida cotidiana como alavanca metodológica do conhecimento da realidade escolar. Tendo em vista este objetivo, explora-se a simbologia dos apelidos em diferentes contextos escolares de Portugal e do Brasil e as circunstâncias sociais que contribuem para a sua produção e circulação. Há que ver como os nomes rodopiam sentidos na linguagem cotidiana dos jovens. A metodologia proposta toma as palavras do linguarejar cotidiano como veículos de entendimento das relações sociais que as sustentam. |
id |
UFRGS-9_8402a42d0496606e9041881f6a41b590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/74801 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana EscolarCotidianoLinguagemApelidosRepresentaçõesCorpoNeste artigo debate-se a relevância de alguns modos de olhar, questionar e desvendar que tomam a vida cotidiana como alavanca metodológica do conhecimento da realidade escolar. Tendo em vista este objetivo, explora-se a simbologia dos apelidos em diferentes contextos escolares de Portugal e do Brasil e as circunstâncias sociais que contribuem para a sua produção e circulação. Há que ver como os nomes rodopiam sentidos na linguagem cotidiana dos jovens. A metodologia proposta toma as palavras do linguarejar cotidiano como veículos de entendimento das relações sociais que as sustentam. FACED - UFRGS2018-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018)Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801/48459https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801/48460Copyright (c) 2018 Educação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPais, José Machado2018-06-19T22:53:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/74801Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2018-06-19T22:53:05Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
title |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
spellingShingle |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar Pais, José Machado Cotidiano Linguagem Apelidos Representações Corpo |
title_short |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
title_full |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
title_fullStr |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
title_full_unstemmed |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
title_sort |
A Simbologia dos Apelidos na Vida Cotidiana Escolar |
author |
Pais, José Machado |
author_facet |
Pais, José Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pais, José Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano Linguagem Apelidos Representações Corpo |
topic |
Cotidiano Linguagem Apelidos Representações Corpo |
description |
Neste artigo debate-se a relevância de alguns modos de olhar, questionar e desvendar que tomam a vida cotidiana como alavanca metodológica do conhecimento da realidade escolar. Tendo em vista este objetivo, explora-se a simbologia dos apelidos em diferentes contextos escolares de Portugal e do Brasil e as circunstâncias sociais que contribuem para a sua produção e circulação. Há que ver como os nomes rodopiam sentidos na linguagem cotidiana dos jovens. A metodologia proposta toma as palavras do linguarejar cotidiano como veículos de entendimento das relações sociais que as sustentam. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801/48459 https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74801/48460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação & Realidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 43 No. 3 (2018) Educação & Realidade; v. 43 n. 3 (2018) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766987775148032 |