Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321 |
Resumo: | O presente trabalho busca situar a emergência do multiculturalismo como campo de pesquisas no contexto educacional brasileiro, nos âmbitos específicos do currículo e da formação docente, a partir das dissertações e teses defendidas nos programasde Pós-Graduação de 1981 a 1998. Na perspectiva do multiculturalismo crítico pós-colonial (Bhabha, 1998; McLaren, 2000), busca indicar em que medida e sob que enfoque(s) teórico(s) e metodológico(s) a reflexão multicultural, discutida na literatura, nos debates recentes e em políticas curriculares nacionais, emerge como objeto depesquisa na produção de teses e dissertações em currículo e formação docente. Detecta ênfases, silêncios e potencialidades da produção analisada, em termos da construção de identidades discentes e docentes híbridas, multi culturalmente comprometidas. |
id |
UFRGS-9_919adb1bfb46982ee37e30a2efb65138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/41321 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e tesesMulticulturalismo. Identidades. Dissertações. Teses.O presente trabalho busca situar a emergência do multiculturalismo como campo de pesquisas no contexto educacional brasileiro, nos âmbitos específicos do currículo e da formação docente, a partir das dissertações e teses defendidas nos programasde Pós-Graduação de 1981 a 1998. Na perspectiva do multiculturalismo crítico pós-colonial (Bhabha, 1998; McLaren, 2000), busca indicar em que medida e sob que enfoque(s) teórico(s) e metodológico(s) a reflexão multicultural, discutida na literatura, nos debates recentes e em políticas curriculares nacionais, emerge como objeto depesquisa na produção de teses e dissertações em currículo e formação docente. Detecta ênfases, silêncios e potencialidades da produção analisada, em termos da construção de identidades discentes e docentes híbridas, multi culturalmente comprometidas.FACED - UFRGS2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001)Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321/26151Canen, AnaArbache, Ana PaulaFranco, Moniqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-26T19:11:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/41321Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2013-07-26T19:11:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
title |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
spellingShingle |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses Canen, Ana Multiculturalismo. Identidades. Dissertações. Teses. |
title_short |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
title_full |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
title_fullStr |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
title_full_unstemmed |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
title_sort |
Pesquisando Multiculturalismo e Educação: o que dizem as dissertações e teses |
author |
Canen, Ana |
author_facet |
Canen, Ana Arbache, Ana Paula Franco, Monique |
author_role |
author |
author2 |
Arbache, Ana Paula Franco, Monique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canen, Ana Arbache, Ana Paula Franco, Monique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo. Identidades. Dissertações. Teses. |
topic |
Multiculturalismo. Identidades. Dissertações. Teses. |
description |
O presente trabalho busca situar a emergência do multiculturalismo como campo de pesquisas no contexto educacional brasileiro, nos âmbitos específicos do currículo e da formação docente, a partir das dissertações e teses defendidas nos programasde Pós-Graduação de 1981 a 1998. Na perspectiva do multiculturalismo crítico pós-colonial (Bhabha, 1998; McLaren, 2000), busca indicar em que medida e sob que enfoque(s) teórico(s) e metodológico(s) a reflexão multicultural, discutida na literatura, nos debates recentes e em políticas curriculares nacionais, emerge como objeto depesquisa na produção de teses e dissertações em currículo e formação docente. Detecta ênfases, silêncios e potencialidades da produção analisada, em termos da construção de identidades discentes e docentes híbridas, multi culturalmente comprometidas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41321/26151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 26 No. 1 (2001) Educação & Realidade; v. 26 n. 1 (2001) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766985607741440 |