Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000 |
Resumo: | O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender". |
id |
UFRGS-9_a1a4a34c87a83350110079eebcf1feb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23000 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprenderDeleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000/13276Cardoso Jr., Hélio Rebelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:49:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/23000Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:49:45Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
title |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
spellingShingle |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender Cardoso Jr., Hélio Rebello Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação. |
title_short |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
title_full |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
title_fullStr |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
title_full_unstemmed |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
title_sort |
Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender |
author |
Cardoso Jr., Hélio Rebello |
author_facet |
Cardoso Jr., Hélio Rebello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso Jr., Hélio Rebello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação. |
topic |
Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação. |
description |
O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender". |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000/13276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006) Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984794046464 |