Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Jr., Hélio Rebello
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000
Resumo: O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".
id UFRGS-9_a1a4a34c87a83350110079eebcf1feb4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23000
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprenderDeleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000/13276Cardoso Jr., Hélio Rebelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:49:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/23000Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:49:45Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
title Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
spellingShingle Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
Cardoso Jr., Hélio Rebello
Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.
title_short Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
title_full Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
title_fullStr Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
title_full_unstemmed Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
title_sort Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender
author Cardoso Jr., Hélio Rebello
author_facet Cardoso Jr., Hélio Rebello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Jr., Hélio Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.
topic Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.
description O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000/13276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)
Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984794046464