Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Helena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55438
Resumo: Meninas e meninos ocupavam de maneira diferenciada o espaço fisico escolar em uma escola municipal de Belo Horizonte. Meninos ocupavam espaços mais amplos que meninas por meio do esporte, o qual estava vinculado a imagens de uma masculinidade forte, violenta e vitoriosa. Outra estratégia utilizada pelos meninos para uma ocupação mais ampla do espaço era a transgressão de normas escolares. Diferentemente, várias meninas valiam-se de uma certa  cumplicidade com a professora para conquistar alguns de seus objetivos. Entretanto, as divisões genereficadas do espaço não eram rígida e suas fronteiras eram cruzadas, como mostra a presença de meninas - as Marias - nas quadras de futebol durante um recreio.
id UFRGS-9_b3df1c5ea3d6e58572c50d6e6fa0f0c1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55438
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolargêneroespaçoesporte.Meninas e meninos ocupavam de maneira diferenciada o espaço fisico escolar em uma escola municipal de Belo Horizonte. Meninos ocupavam espaços mais amplos que meninas por meio do esporte, o qual estava vinculado a imagens de uma masculinidade forte, violenta e vitoriosa. Outra estratégia utilizada pelos meninos para uma ocupação mais ampla do espaço era a transgressão de normas escolares. Diferentemente, várias meninas valiam-se de uma certa  cumplicidade com a professora para conquistar alguns de seus objetivos. Entretanto, as divisões genereficadas do espaço não eram rígida e suas fronteiras eram cruzadas, como mostra a presença de meninas - as Marias - nas quadras de futebol durante um recreio.FACED - UFRGS2015-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55438Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55438/33701Altmann, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/55438Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:33Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
title Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
spellingShingle Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
Altmann, Helena
gênero
espaço
esporte.
title_short Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
title_full Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
title_fullStr Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
title_full_unstemmed Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
title_sort Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar
author Altmann, Helena
author_facet Altmann, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Altmann, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
espaço
esporte.
topic gênero
espaço
esporte.
description Meninas e meninos ocupavam de maneira diferenciada o espaço fisico escolar em uma escola municipal de Belo Horizonte. Meninos ocupavam espaços mais amplos que meninas por meio do esporte, o qual estava vinculado a imagens de uma masculinidade forte, violenta e vitoriosa. Outra estratégia utilizada pelos meninos para uma ocupação mais ampla do espaço era a transgressão de normas escolares. Diferentemente, várias meninas valiam-se de uma certa  cumplicidade com a professora para conquistar alguns de seus objetivos. Entretanto, as divisões genereficadas do espaço não eram rígida e suas fronteiras eram cruzadas, como mostra a presença de meninas - as Marias - nas quadras de futebol durante um recreio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55438
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55438/33701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)
Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766986313433088