Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rosália
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23008
Resumo: Este texto descreve, discute e analisa o modo como jovens universitários, espectadores regulares e/ou eventuais de cinema, atribuem sentido aos filmes que vêem. Tendo como empiria registros escritos e videogravados de oficinas de visualização de filmes - e como referência teórico/conceitual os estudos de recepção (ER) latino-americanos e a teoria do ato de espectatura (l'acte de spectature) desenvolvida por Martin Lefebvre -, apresentamos neste trabalho elementos e conceitos-chave para aelaboração de uma teoria da significação de imagens filmicas.
id UFRGS-9_c32c7cf2afaab58ebf2e00bf5da4b575
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23008
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinemaEspectatura. Produção de Sentido. Processos de Significação.Este texto descreve, discute e analisa o modo como jovens universitários, espectadores regulares e/ou eventuais de cinema, atribuem sentido aos filmes que vêem. Tendo como empiria registros escritos e videogravados de oficinas de visualização de filmes - e como referência teórico/conceitual os estudos de recepção (ER) latino-americanos e a teoria do ato de espectatura (l'acte de spectature) desenvolvida por Martin Lefebvre -, apresentamos neste trabalho elementos e conceitos-chave para aelaboração de uma teoria da significação de imagens filmicas.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23008Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 1 (2005)Educação & Realidade; v. 30 n. 1 (2005)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23008/13294Duarte, Rosáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:56:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/23008Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:56:11Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
title Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
spellingShingle Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
Duarte, Rosália
Espectatura. Produção de Sentido. Processos de Significação.
title_short Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
title_full Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
title_fullStr Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
title_full_unstemmed Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
title_sort Do Ato de Espectatura ao Museu de Imagens: produção de significados na experiência com o cinema
author Duarte, Rosália
author_facet Duarte, Rosália
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rosália
dc.subject.por.fl_str_mv Espectatura. Produção de Sentido. Processos de Significação.
topic Espectatura. Produção de Sentido. Processos de Significação.
description Este texto descreve, discute e analisa o modo como jovens universitários, espectadores regulares e/ou eventuais de cinema, atribuem sentido aos filmes que vêem. Tendo como empiria registros escritos e videogravados de oficinas de visualização de filmes - e como referência teórico/conceitual os estudos de recepção (ER) latino-americanos e a teoria do ato de espectatura (l'acte de spectature) desenvolvida por Martin Lefebvre -, apresentamos neste trabalho elementos e conceitos-chave para aelaboração de uma teoria da significação de imagens filmicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23008
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23008/13294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 1 (2005)
Educação & Realidade; v. 30 n. 1 (2005)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984801386496