Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jódar, Francisco
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Gómez, Lucía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914
Resumo: Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente.
id UFRGS-9_d50674800aae85b6c67e4e36f17bf64d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25914
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Devir-Criança: experimentar e explorar outra educaçãoalteridadeeducaçãomudança socioinstitucionalidentidade.Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente.FACED - UFRGS2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914/15183Jódar, FranciscoGómez, Lucíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:33:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/25914Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:33:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
title Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
spellingShingle Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
Jódar, Francisco
alteridade
educação
mudança socioinstitucional
identidade.
title_short Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
title_full Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
title_fullStr Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
title_full_unstemmed Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
title_sort Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
author Jódar, Francisco
author_facet Jódar, Francisco
Gómez, Lucía
author_role author
author2 Gómez, Lucía
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jódar, Francisco
Gómez, Lucía
dc.subject.por.fl_str_mv alteridade
educação
mudança socioinstitucional
identidade.
topic alteridade
educação
mudança socioinstitucional
identidade.
description Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914/15183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)
Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984884224000