Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914 |
Resumo: | Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente. |
id |
UFRGS-9_d50674800aae85b6c67e4e36f17bf64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25914 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educaçãoalteridadeeducaçãomudança socioinstitucionalidentidade.Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente.FACED - UFRGS2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914/15183Jódar, FranciscoGómez, Lucíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:33:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/25914Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:33:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
title |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
spellingShingle |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação Jódar, Francisco alteridade educação mudança socioinstitucional identidade. |
title_short |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
title_full |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
title_fullStr |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
title_full_unstemmed |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
title_sort |
Devir-Criança: experimentar e explorar outra educação |
author |
Jódar, Francisco |
author_facet |
Jódar, Francisco Gómez, Lucía |
author_role |
author |
author2 |
Gómez, Lucía |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jódar, Francisco Gómez, Lucía |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alteridade educação mudança socioinstitucional identidade. |
topic |
alteridade educação mudança socioinstitucional identidade. |
description |
Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de "devir", concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o "devir criança" como "linha de fuga" pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25914/15183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002) Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984884224000 |