EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no âmbito do poder local, em 116 municípios do RS, acerca de políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos (EJA). Tendo como objetivo uma leitura de tendências em termos decondições de oferta de EJA, ao longo da década de 90, este estudo complementa pesquisa anterior, que investigou o mesmo panorama nos anos 1989-1993. Para fins de análise,considerou-se o papel desempenhado pelo poder local na articulação dessas políticas; a tendência nacional de descentralização das políticas de EJA e o conjunto de compromissos contidos nos documentos internacionais e nacionais na perspectiva do direito universal à educação escolar. Pode-se constatar a ampliação e a consolidação do papel assumido pelos municípios nas políticas de EJA e a ampliação da esfera pública responsável por estas ações: diferentes atores sociais conjugam esforços, permitindo vislumbrar ações delongo prazo que revertam o quadro de descontinuidade e assistematicidade da EJA no Brasil. |
id |
UFRGS-9_ea742a81dac11ae9d23e7bf8d8218807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25388 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativaseducação de jovens e adultospolíticas públicaspoder local.Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no âmbito do poder local, em 116 municípios do RS, acerca de políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos (EJA). Tendo como objetivo uma leitura de tendências em termos decondições de oferta de EJA, ao longo da década de 90, este estudo complementa pesquisa anterior, que investigou o mesmo panorama nos anos 1989-1993. Para fins de análise,considerou-se o papel desempenhado pelo poder local na articulação dessas políticas; a tendência nacional de descentralização das políticas de EJA e o conjunto de compromissos contidos nos documentos internacionais e nacionais na perspectiva do direito universal à educação escolar. Pode-se constatar a ampliação e a consolidação do papel assumido pelos municípios nas políticas de EJA e a ampliação da esfera pública responsável por estas ações: diferentes atores sociais conjugam esforços, permitindo vislumbrar ações delongo prazo que revertam o quadro de descontinuidade e assistematicidade da EJA no Brasil.FACED - UFRGS2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388/14722Moll, Jaquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T14:01:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/25388Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T14:01:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
title |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
spellingShingle |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas Moll, Jaqueline educação de jovens e adultos políticas públicas poder local. |
title_short |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
title_full |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
title_fullStr |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
title_full_unstemmed |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
title_sort |
EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas |
author |
Moll, Jaqueline |
author_facet |
Moll, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moll, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos políticas públicas poder local. |
topic |
educação de jovens e adultos políticas públicas poder local. |
description |
Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no âmbito do poder local, em 116 municípios do RS, acerca de políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos (EJA). Tendo como objetivo uma leitura de tendências em termos decondições de oferta de EJA, ao longo da década de 90, este estudo complementa pesquisa anterior, que investigou o mesmo panorama nos anos 1989-1993. Para fins de análise,considerou-se o papel desempenhado pelo poder local na articulação dessas políticas; a tendência nacional de descentralização das políticas de EJA e o conjunto de compromissos contidos nos documentos internacionais e nacionais na perspectiva do direito universal à educação escolar. Pode-se constatar a ampliação e a consolidação do papel assumido pelos municípios nas políticas de EJA e a ampliação da esfera pública responsável por estas ações: diferentes atores sociais conjugam esforços, permitindo vislumbrar ações delongo prazo que revertam o quadro de descontinuidade e assistematicidade da EJA no Brasil. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388/14722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004) Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984827600897 |