O uso da plataforma Balance Board como recurso fisioterápico em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Treml,Cleiton José
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kalil Filho,Faruk Abrão, Ciccarino,Renata Franco Leite, Wegner,Rosemari Sandra, Saita,Cleize Yoko de Souza, Corrêa,Aline Geronasso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232013000400759
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento proprioceptivo convencional e de um protocolo com a utilização do videogame associado a Balance Board em indivíduos idosos, em relação a equilíbrio, mobilidade, flexibilidade e quedas. MÉTODO: Trata-se de pesquisa quase experimental, realizada com 32 indivíduos idosos. A amostra consistiu em dois grupos: o primeiro GC (n=16; idade=67,63 anos), com treinamento proprioceptivo convencional e o segundo, GE (n=16; idade=66,88 anos), em treinamento proprioceptivo com a nova ferramenta tecnológica. Foram realizados dez atendimentos, duas vezes na semana, duração de 30 minutos no GC com treinamento proprioceptivo convencional e 30 minutos no GE com plataforma Balance Board. RESULTADOS: Para o GE, somente a variável escala de Berg não apresentou diferença significativa (p<0,05) entre os momentos pré e pós-intervenção, sendo que na escala POMA (p=0,018), Unipodal (p=0,018) e testes de alcance funcional anterior e lateral (p=0,012) observou-se diferença estatística (p<0,05) significativa nos momentos avaliados. Já para o GC, tanto POMA (p=0,043) como a escala Unipodal (p=0,043) apresentaram diferenças significativas entre o momento pré e pós-intervenção. CONCLUSÃO: Conclui-se que o treinamento proprioceptivo com realidade virtual mostrou ser mais eficiente que o treinamento proprioceptivo convencional em indivíduos idosos em relação ao equilíbrio, mobilidade, flexibilidade e quedas.
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