O uso da plataforma Balance Board como recurso fisioterápico em idosos
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232013000400759 |
Resumo: | OBJETIVOS: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento proprioceptivo convencional e de um protocolo com a utilização do videogame associado a Balance Board em indivíduos idosos, em relação a equilíbrio, mobilidade, flexibilidade e quedas. MÉTODO: Trata-se de pesquisa quase experimental, realizada com 32 indivíduos idosos. A amostra consistiu em dois grupos: o primeiro GC (n=16; idade=67,63 anos), com treinamento proprioceptivo convencional e o segundo, GE (n=16; idade=66,88 anos), em treinamento proprioceptivo com a nova ferramenta tecnológica. Foram realizados dez atendimentos, duas vezes na semana, duração de 30 minutos no GC com treinamento proprioceptivo convencional e 30 minutos no GE com plataforma Balance Board. RESULTADOS: Para o GE, somente a variável escala de Berg não apresentou diferença significativa (p<0,05) entre os momentos pré e pós-intervenção, sendo que na escala POMA (p=0,018), Unipodal (p=0,018) e testes de alcance funcional anterior e lateral (p=0,012) observou-se diferença estatística (p<0,05) significativa nos momentos avaliados. Já para o GC, tanto POMA (p=0,043) como a escala Unipodal (p=0,043) apresentaram diferenças significativas entre o momento pré e pós-intervenção. CONCLUSÃO: Conclui-se que o treinamento proprioceptivo com realidade virtual mostrou ser mais eficiente que o treinamento proprioceptivo convencional em indivíduos idosos em relação ao equilíbrio, mobilidade, flexibilidade e quedas. |
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